A australiana Ashleigh Barty protagonizou na noite deste sábado (4) a maior zebra do Aberto dos EUA até agora. A número 1 do mundo foi surpreendida pela local Shelby Rogers, atual 43ª do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 1/6 e 7/6 (5), em 2h08min de duelo. Com o resultado, a grande favorita ao título na chave feminina se despediu ainda na terceira rodada do último Grand Slam do ano, disputado em Nova Iorque.
Ao fim da partida, a tenista da casa agradeceu o apoio do público, que lotou a Arthur Ashe Stadium, a quadra central do complexo, para torcer pela americana.
— O público estava em outro nível nesta noite. Vocês escolhem quem vocês querem para torcer. Então, obrigado por terem me escolhido hoje — disse a tenista de 28 anos.
Barty era a franca favorita não somente por liderar o ranking. Foi o quinto jogo entre as duas tenistas neste ano. E a australiana venceu os quatro anteriores. Neste sábado, ela chegou a sacar duas vezes para fechar o jogo no terceiro set. Mas Rogers surpreendeu ao crescer na reta final da partida, principalmente pelo apoio da torcida.
Agora Rogers tenta repetir sua melhor campanha no torneio, obtida no ano passado, quando alcançou as quartas de final. Para tanto, terá que superar a britânica Emma Raducanu, de 18 anos. Sensação em Wimbledon, quando alcançou as oitavas de final, ela veio do qualifying e neste sábado atropelou a espanhola Sara Sorribes Tormo por 6/0 e 6/1.
Outra a alcançar as oitavas de final neste sábado foi a tcheca Karolina Pliskova. A quarta cabeça de chave e finalista da edição de 2016 superou a australiana Ajla Tomljanovic por 6/3 e 6/2, com seus incríveis 20 aces. Sua próxima adversária será a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que venceu o duelo russo contra Varvara Gracheva por 6/1 e 6/4 e dez anos depois voltará a disputar a quarta fase do torneio.
Jovens brilham na chave masculina
Na chave masculina, um norte-americano também surpreendeu. Jenson Brooksby desbancou o russo Aslan Karatsev, semifinalista no Aberto da Austrália, por 6/2, 3/6, 2/6, 6/3 e 6/3. E será o próximo rival do sérvio Novak Djokovic, nas oitavas de final.
Também avançaram o italiano Jannik Sinner, que venceu uma batalha diante do francês Gaël Monfils, com parciais de 7/6 (1), 6/2, 4/6, 4/6 e 6/4, depois de 3h42 de partida. O italiano de 20 anos agora irá duelar com o alemão Alexander Zverev, quarto do mundo, que bateu o norte-americano Jack Sock, de virada, parciais de 3/6, 6/2, 6/3 e desistência (2/1).
Já o sul-africano Lloyd Harris conquistou o resultado mais expressivo da carreira ao eliminar o sétimo favorito, o canadense Denis Shapovalov, uma das apostas da nova geração, por triplo 6/4. Número 46 do mundo, ele agora enfrentará o norte-americano Reilly Opelka, que passou pelo georgiano Nikoloz Basilashvili em sets diretos, parciais de 7/6 (5), 6/3 e 6/4.