A brasileira Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski estão classificadas para as quartas de final de duplas do Aberto dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (6), em um jogo bastante complicado, elas superaram as ucranianas Marta Kostyuk e Dayana Yastremska, de virada, parciais de 6/7 (5), 6/4 e 6/2, depois de duas horas e 10 minutos.
Cabeças de chave número 5, Stefani e Daborwksi vivem grande fase. A brasileira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao lado de Laura Pigossi, e a canadense vem de três finais consecutivas, onde levaram o título do WTA 1.000 de Montreal, ficaram com o vice nos WTA 500 de San José, na California, e 1.000 de Cincinnati, ambos nos Estados Unidos.
Na partida desta segunda, as ucranianas começaram melhor e com um jogo bastante agressivo conseguiram virar uma desvantagem, após perderem o saque logo no primeiro game, buscando a igualdade em 4-4 e a virada no tie-break.
Já na segunda parcial, Kostyuk e Yastremska mantiveram o ritmo e conseguiram um break para abrir 2-0 e seguir em vantagem até o 4-2. A partir desse momento, Daborwski cresceu no jogo e ela e Stefani venceram os quatro games seguintes para marcar 6-4 e empatar a disputa.
O jogo foi para o terceiro set e depois de evitar a quebra de saque no primeiro game no segundo game, a dupla da Ucrânia acabou sendo dominada e cedeu o serviço em duas oportunidades. Dessa forma, Luisa e Gabriela marcaram 6-2 e garantiram presença nas quartas de final.
As próximas rivais da paulista e da canadense serão definidas no confronto entre as irmãs russas naturalizadas australianas Anastasia e Arina Rodionova e as tchecas Marie Bouzková e Lucie Hradecká.
Esta já é a melhor campanha da carreira de Luisa Stefani em um Grand Slam, repetindo o resultado obtido também nos Estados Unidos em 2020, quando ela e a norte-americana Hayley Carter chegaram até as quartas.