Dois anos depois de sediar a Copa América de 2019, o Brasil "recebeu", menos de 20 dias antes do início, a incumbência de organizar a competição novamente. Com os casos de covid-19 na Argentina em alta e a tensão social existente na Colômbia, a Conmebol optou por escolher o território brasileiro — praticamente como última alternativa para a disputa sair do papel.
No entanto, muita coisa é diferente em relação à competição de 2019 — a começar pela falta de público nos estádios pelo Brasil afora, mas também pelos locais dos jogos no torneio que começa no dia 13.
Em meio à disputa das principais competições do continente e da recusa de governos estaduais em receber partidas, a entidade sul-americana teve de recorrer a palcos periféricos do futebol brasileiro — com exceção do Rio de Janeiro.
Se Maracanã, Morumbi, Arena do Grêmio, Mineirão, Arena Fonte Nova e Arena Corinthians tinham recebido os jogos há dois anos, apenas o estádio da capital fluminense estará na competição deste ano (o Maracanã recebe apenas a final). O Rio, inclusive, é uma sede dupla, já que o Engenhão também sediará partidas — cinco pela fase de grupos, uma pelas quartas e outra pela semifinal.
Juntam-se às arenas cariocas o Olímpico, em Goiânia, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrinha, em Brasília. Destes, o estádio do Mato Grosso receberá apenas jogos da fase de grupos.
Ficha dos estádios
Maracanã (Rio de Janeiro)
- Capacidade: 78.838 espectadores
- Proprietário: governo do Estado do Rio de Janeiro
- Administradores: Flamengo e Fluminense
- Jogos que irá receber: final
Engenhão (Rio de Janeiro)
- Capacidade: 44.661 espectadores
- Proprietário: prefeitura do Rio de Janeiro
- Administrador: Botafogo
- Jogos que irá receber: cinco pela fase de grupos, uma nas quartas de final e outra na semifinal
Mané Garrinha (Brasília, Distrito Federal)
- Capacidade: 72.788 espectadores
- Proprietário: governo do Distrito Federal
- Administrador: Arena BSB
- Jogos que irá receber: cinco na fase de grupos, uma nas quartas de final, uma na semifinal e decisão de terceiro lugar
Arena Pantanal (Cuiabá, Mato Grosso)
- Capacidade: 44.097 espectadores
- Proprietário: governo do Estado de Mato Grosso
- Jogos que irá receber: cinco na fase de grupos
Estádio Olímpico (Goiânia, Goiás)
- Capacidade: 13,5 mil espectadores
- Proprietário: governo de Goiás
- Administrador: governo de Goiás
- Jogos que irá receber: cinco na fase de grupos e duas nas quartas de final