A NBA conheceu na noite de domingo (20) o último finalista de conferência dos playoffs desta temporada. É o Atlanta Hawks, que visitou e venceu o Philadelphia 76ers por 103 a 96, no jogo 7 das semifinais do Leste e agora avança para encarar o Milwaukee Bucks, que eliminou o favorito Brooklyn Nets. Em uma noite que Trae Young não teve bom aproveitamento nos arremessos de quadra (5 acertos de 23), Kevin Huerter assumiu a responsabilidade e saiu do jogo com 27 pontos e sete rebotes.
Trae Young ainda marcou 21 pontos e distribuiu 10 assistências e John Collins também teve um "double-double" (dois dígitos em dois fundamentos) de 14 pontos e 16 rebotes. Do banco de reservas, Danilo Gallinari foi outro grande destaque com 17 pontos anotados.
Pelo lado dos 76ers, Ben Simmons (cinco pontos) teve outra atuação abaixo da média e finalizou uma série que pode manchar a sua carreira. Furkan Korkmaz, que começou de titular, também decepcionou e terminou o jogo só com cinco pontos marcados. Pelo lado positivo, o pivô camaronês Joel Embiid guardou 31 pontos e pegou 11 rebotes, Tobias Harris marcou 24 pontos e 14 rebotes e Seth Curry foi bem com 16 pontos na conta.
Nos momentos decisivos do último quarto, Simmons foi recolhido ao banco de reservas, pois seria presa fácil nas faltas e lances livres. O aproveitamento péssimo do jogador australiano neste quesito foi notícia por toda a série.
No fim do jogo, a torcida dos 76ers arremessou uma lata de cerveja na quadra, cena rara na NBA. A irritação com o "processo", como o time atual e Embiid ficaram conhecidos, pode marcar o fim de uma era na franquia. Com esta formação, o time da Filadélfia foi eliminado três vezes nas semifinais de conferência e uma na primeira rodada nos últimos quatro anos.
A final do Leste começa nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no ginásio Fiserv Forum, em Milwaukee.
Suns largam em vantagem na decisão do Oeste
A final da Conferência Oeste começou com tudo e o Phoenix Suns garantiu a primeira partida. Neste domingo, o time do Arizona conseguiu uma difícil vitória por 120 a 114 contra o Los Angeles Clippers e abriu 1 a 0 na série melhor de sete jogando em casa. O jogo 2 será nesta terça-feira, novamente em Phoenix.
Os Suns estavam desfalcados do armador Chris Paul (cumprindo o protocolo da NBA sobre a covid-19) e os Clippers não contaram com o astro Kawhi Leonard (por conta de uma lesão no joelho). Ainda não há uma data clara para o retorno dos dois na série.
O jogo foi de alto nível. Os times jogaram ao seu estilo com os Clippers convertendo 20 bolas de três pontos (43%), enquanto que o time de Phoenix buscava o garrafão e a meia distância, tendo um alto aproveitamento de 55% de conversão geral de arremessos. No entanto, um bom diferencial para a equipe da casa foram os pontos em contra-ataque, com 16 pontos contra apenas 4 dos californianos.
Devin Booker foi o grande destaque ao marcar 40 pontos, pegar 13 rebotes, dar 11 assistências e cometer apenas dois erros. Foi apenas a segunda vez que um jogador dos Suns fez um "triple-double" (dois dígitos em três fundamentos) nas finais de conferência. Deandre Ayton foi bem com 20 pontos e nove rebotes.
Pelos Clippers, Paul George foi o cestinha com 34 pontos, porém com apenas 10 acertos de 26 tentativas nos arremessos e um ponto no último quarto. Reggie Jackson continua jogando em alto nível e terminou o jogo com 24 pontos.