O piloto suíço Jason Dupasquier, da categoria Moto3, que sofreu um grave acidente no sábado no treino de classificação do Grande Prêmio da Itália de MotoGP, não resistiu e morreu neste domingo aos 19 anos, anunciou a organização do Mundial de Motovelocidade.
— Apesar dos esforços da equipe médica do circuito e de todos os que atenderam o piloto suíço, o hospital (Careggi, de Florença) anunciou que infelizmente Dupasquier faleceu — afirma o comunicado oficial.
O hospital confirmou à AFP "o início do processo de constatação da morte cerebral, devido as lesões cerebrais incompatíveis com sua sobrevivência".
O jovem piloto foi "submetido durante a madrugada a uma cirurgia torácica para uma lesão vascular", afirmou o hospital algumas horas antes, ao apontar as "graves lesões cerebrais" e o estado "muito grave".
Dupasquier caiu entre as curvas 9 e 10 do circuito de Mugello, nos últimos minutos do treino de classificação de sábado. Após a queda, o suíço foi tocado por pelo menos uma moto, segundo as imagens e as declarações dos outros pilotos envolvidos no acidente, o japonês Ayumu Sasaki e o espanhol Jeremy Alcoba.
Depois de receber atendimento por 40 minutos dos médicos na pista, o suíço, com "politraumatismo e e em estado grave", foi transferido de helicóptero médico para o centro traumatologia do hospital Careggi.
Jason Dupasquier era filho do piloto de motocross e supermoto Philippe Dupasquier. Ele estreou no Mundial de Moto3 em 2020 pela escuderia alemã PrüstelGP, com 20 provas e nenhum ponto.
Em 2021, após cinco GPs, tinha 27 pontos e estava em 10º lugar na classificação. A prova de Moto 3 foi disputada neste domingo (30) no circuito de Mugello e vencida pelo italiano Dennis Foggia. Vários pilotos prestaram homenagem ao jovem suíço.
O último piloto falecido durante um GP de Motovelocidade antes de Dupasquier havia sido o espanhol Luis Salom, da categoria Moto 2, no Grande Prêmio da Catalunha de 2016.
* AFP