Sonhando com o título do Campeonato Espanhol, o Barcelona mostrou poder de reação neste domingo (2) para vencer o Valencia de virada, fora de casa, pela 34ª rodada. Com gols de Messi (duas vezes) e Griezmann, os catalães venceram por 3 a 2 no Estádio Mestalla. Gabriel Paulista e Carlos Soler marcaram para os valencianos.
Os 45 minutos inicias foram de domínio do Barcelona, mas o time catalão não conseguiu converter em gol as poucas chances claras criadas. O Valencia, por sua vez, tentava se defender e apostava em jogadas rápidas para surpreender os blaugranas.
O placar só foi inaugurado no início do segundo tempo. Gonçalo Guedes fez grande jogada, mas parou em excelente defesa de Ter Stegen. No escanteio, Soler cobrou na segunda trave e o brasileiro Gabriel Paulista apareceu sozinho para marcar. O Barcelona reclamou de falta de Thierry Correia no goleiro no lance, mas o VAR confirmou o gol.
A vantagem valenciana, entretanto, durou bem pouco. Cinco minutos depois, Toni Lato fez pênalti ao colocar a mão na bola, mas Messi bateu mal e Cillessen pegou. No rebote, após bate e rebate, a bola sobrou para o próprio argentino, que deixou tudo igual.
Mais cinco minutos e o Barcelona conseguiu a virada. Jordi Alba apareceu na esquerda, levantou com maestria para Frenkie De Jong, que apareceu como uma flecha e cabeceou para boa defesa de Cillessen. Livre na pequena área, Griezmann pegou o rebote e virou o jogo.
Aos 23 do segundo tempo, Messi foi derrubado na entrada da área e ele mesmo foi para cobrança. Se o argentino teve dificuldade para bater pênalti, o mesmo não aconteceu no tiro livre. Com extrema categoria, o camisa 10 cobrou a falta, que bateu na trave de Cillessen, e morreu no fundo das redes. No fim, Carlos Soler descontou para o Valencia com um belo gol de fora da área.
Com o resultado, o Barça chegou aos 74 pontos e se manteve em terceiro lugar. A liderança é do Atlético de Madrid que tem 76, dois a mais que o vice-líder Real Madrid. Com um jogo a menos, o Sevilla é o quarto colocado com 70 pontos. Já o Valencia é o 14º com 36 e tem seis de vantagem sobre o Huesca, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
O Barcelona volta a campo no próximo sábado, em jogo que pode ser um dos definidores do título espanhol. No Camp Nou, o time do técnico holandês Ronald Koeman recebe o líder Atlético de Madrid, às 11h15 (de Brasília). No dia seguinte, o Valencia recebe o Real Valladolid.