A Stock Med/União Corinthians venceu o Brusque na última rodada do primeiro turno da Conferência Hélio Rubens do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete masculino. Em confronto ocorrido nesta sexta-feira (23), na Arena Multiuso de Brusque (SC), a equipe gaúcha venceu por 87 a 78. Esta foi a quarta vitória em seis jogos da equipe de Santa Cruz do Sul, que é a vice-líder. O Ponta Grossa (PR) é o líder com campanha idêntica.
Os destaques do União Corinthians foram o armador argentino Enzo Cafferata, com 20 pontos e aproveitamento de nove arremessos certeiros em 11 tentados, e o pivô Ralfi Ansaloni, que marcou um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes, sendo eleito o melhor em quadra.
Após início complicado, a equipe teve Rafael Paulichi e Cafferata como grandes nomes contra a defesa adversária. Ambos foram responsáveis pelos primeiros 15 pontos do time na partida. Destaque para o excelente aproveitamento, 56% nos arremessos de quadra e 55% nas bolas de 3. Encerrando a primeira parcial com boa vantagem de 12 pontos (27 a 15).
No segundo período, houve queda do rendimento ofensivo de ambos os lados, somado a um crescimento das duas defesas. Mesmo com a mudança de cenário, a equipe santa-cruzense manteve sua vantagem e foi para o intervalo vencendo por 41 a 30.
O terceiro quarto foi marcado por faltas e confusões - Durval e Rodrigo, do Brusque, Lelê e Cafferata, do União Corinthians, receberam falta técnica -, a diferença caiu para apenas oito pontos, 63 a 55. No período final, a experiência falou mais alto e o time gaúcho voltou a abrir vantagem e controlar - apesar do susto nos segundos finais -, vencendo por 87 a 78.
— Queremos seguir evoluindo para alcançar nosso objetivo que é chegar às semifinais. Temos confiança no grupo e acreditamos na classificação — destaca o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel.
Agora, a equipe gaúcha volta à quadra no próximo domingo (25), às 14 horas, contra o Basquete Joinville na primeira rodada do segundo turno.
Demais resultados:
Londrina (PR) 86 x 60 Maringá (PR)
Ponta Grossa (PR) 72 x 84 Joinville (SC)