O Caxias chegou, pelo terceiro ano consecutivo, às semifinais do Campeonato Gaúcho. A equipe grená enfrentará o Grêmio nesta etapa da competição Estadual e almeja repetir o bom retrospecto de 2020, quando enfrentou o Tricolor em quatro oportunidades e conquistou três vitórias.
— A dificuldade é muito grande. A gente vai enfrentar um gigante do futebol brasileiro e até internacional, que é o Grêmio. Respeitamos muito o adversário, mas temos de trabalhar sempre acreditando que é possível. Claro que não podemos ficar nos baseando pelo que aconteceu no ano passado. É uma situação diferente, o meu time mudou bastante — ressaltou o técnico Rafael Lacerda, do Caxias, em entrevista à Confraria do Pedro Ernesto, da Rádio Gaúcha.
O primeiro jogo será no Estádio Centenário, no próximo domingo (2). Já a decisão da vaga na grande final será no outro domingo (9), na Arena do Grêmio. Mesmo sem público, o treinador do Caxias acredita que jogar como mandante ou visitante tem diferença:
— Com público, a gente sabe que tem a diferença e eu costumo dizer que sem o público também, porque é a tua casa, onde tu treina seguidamente. No caso do Caxias, os jogadores têm referência, cobranças de falta, bola parada. Tem muita diferença, sim, e tem até o lado psicológico do atleta, de estar jogando dentro do seu estádio, onde se sente mais confortável.
De saída
O título do vice-campeonato do Gauchão em 2021 fez com que o treinador da equipe fosse bem visto por outros times do cenário nacional. De acordo com Lacerda, algumas propostas foram recebidas, mas ele optou por permanecer no projeto do clube em 2020.
— Tivemos algumas propostas, até de divisões maiores, acabamos acreditando muito no projeto com a direção do clube que é muito correta e permanecemos naquela Série D — complementa Lacerda, que declarou recentemente que após o Estadual deixará o comando do grená:
— Iniciamos o Campeonato Gaúcho e o nosso acordo era até o final do ano. Eu estou há dois anos e seis meses dentro do clube. Então, eu já sentia que precisava buscar novos ares, o clube também. Fazer uma nova reciclagem, vamos dizer assim.
Em relação ao futuro, Lacerda afirma que ainda não há negociações em andamento:
— Eu não negociaria com outra equipe pensando aqui no Caxias. Seria uma falta de respeito minha com uma direção que sempre foi muito correta comigo. Então, no momento não.