As semifinais da Superliga masculina de vôlei terão início, nesta quarta-feira (7), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro. O modelo adotado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) será o mesmo do torneio feminino, encerrado na segunda-feira com o título do Minas Tênis Clube, com as quatro equipes finalistas concentradas no mesmo local em um sistema de bolha.
No primeiro jogo, o Minas Tênis Clube terá pela frente o surpreendente Vôlei UM Itapetininga-SP, que eliminou o multicampeão e favorito Sada Cruzeiro-MG. A partida está marcada para às 16h30. Na fase classificatória, os mineiros venceram os dois confrontos entre eles.
— O Vôlei Um Itapetininga é a grande surpresa do campeonato. Estamos estudando bem a equipe deles, sabemos os pontos fortes e tentaremos minimizá-los. O principal é a evolução da nossa equipe e pode ter certeza que o Minas estará pronto para esse embate na quarta-feira — garante o técnico Nery Tambeiro.
Do lado do time paulista, a ordem é esquecer os confrontos diante do Sada Cruzeiro para seguir surpreendendo.
— A expectativa está grande primeiramente pela alegria da classificação para semifinal. Será a primeira semifinal de Superliga de muitas atletas do nosso time. São atletas jovens que estão buscando um espaço e crescendo na careira. Conseguimos aproveitar o tempo entre as quartas de final e a semifinal para os treinamentos e a recuperação de alguns atletas. Nossa equipe está preparada, sabemos do poderio do Minas, mas isso não muda nossa postura. Fizemos duas semanas muito boas de treino e queremos repetir as atuações que tivemos nas quartas de final —afirma o técnico Peu.
Taubaté e Campinas disputam semifinal com clima de rivalidade
A segunda semifinal reunirá dois times paulistas a partir das 19h e será uma espécia de tira-teima. De um lado, o Taubaté Funvic, que levou a melhor nos dois duelos da temporada pela Superliga, e de outro, o Vôlei Renata, de Campinas, que se saiu melhor na decisão do Campeonato Paulista.
— Chegamos muito bem. Fizemos uma preparação ótima. O time está completo, redondo e pronto para um desafio grande que é jogar contra um grande adversário que é o Vôlei Taubaté. Fizemos a preparação do jeito que queríamos e merecíamos para essa semifinal —avalia o técnico argentino Horacio Dileo, que comanda o time de Campinas.
No Taubaté, o também argentino Javier Weber lembra da rivalidade entre as duas equipes.
— É uma rivalidade grande e cada jogo que nos enfrentamos foi disputado e equilibrado. O Vôlei Renata é uma equipe que erra pouco e tem muito volume de jogo. Esperamos um jogo parelho e equilibrado. Essas semanas entre as quartas e as semifinais foram muito boas de trabalho e o time chega muito bem para esse momento decisivo.
A segunda rodada das semifinais será disputada no sábado (10). A equipe que vencer duas partidas estará classificada para a decisão. Se houver necessidade de um jogo desempate ele será realizado no dia 12 de abril.