O Bahia está na final da Copa do Nordeste de 2021. Após empatar em 0 a 0 com o Fortaleza, o Tricolor de Aço superou o rival na disputa de pênaltis e garantiu classificação.
A partida durante os 90 minutos foi muito brigada e sem muitas grandes chances de gol pelas equipes, que priorizaram a marcação e a saída em roubadas de bola no meio campo, principalmente com Rossi - que perdeu ao menos três oportunidades - pelo Bahia e David pelo Fortaleza.
Nos pênaltis, o Bahia contou com a estrela do goleiro Matheus Teixeira, de apenas 22 anos, que pegou as cobranças de Bruno Melo e Robson, e garantiu a classificação para a final, que será a mesma do ano passado, contra o Ceará.
A definição da segunda vaga na decisão da Copa do Nordeste começou quente e por pouco não saiu um gol de placa na Arena Castelão. Aos 6 minutos, Wellington Paulista viu o goleiro Matheus Teixeira adiantado e chutou do meio campo. A bola passou tirando tinta da trave direita da meta baiana.
O Fortaleza chegou novamente em mais um lance plástico de Wellington Paulista, desta vez aos 14 minutos. O atacante dominou na entrada da área e fez duas embaixadinhas, mas isolou a bola.
A primeira jogada com perigo do Bahia veio somente aos 37 minutos. Rossi recebeu em velocidade pela direita, mas o chute cruzado saiu mascado e sem força e direção do gol do Fortaleza.
O final do primeiro tempo foi de um jogador: Rossi. Em jogada pela esquerda, a bola cruzou a área do Fortaleza e chegou no atacante do time baiano. O camisa 7 dominou e chutou com força. A bola explodiu na trave de Felipe Alves. aos 41 minutos. Aos 44 minutos, em nova chance, o goleirosaiu mal do gol e a bola sobrou para o ex-atacante de Inter e Vasco, que chutou por cima da meta do Leão do Pici.
A primeira boa chance da etapa final saiu aos 12 minutos e foi do Bahia. Em boa troca de passes, Rodriguinho achou Thaciano livre na entrada da área, que chutou rasteiro próximo da trave direita de Felipe Alves.
O Fortaleza respondeu dez minutos depois. Em cobrança de falta de média distância, Ederson chutou forte rasteiro, mas a bola passou ao lado direito da meta do goleiro Matheus Teixeira.
Rossi teve mais uma chance com Rossi aos 25 minutos - a bola sobrou para o atacante, que chutou forte, mas a bola saiu à esquerda de Felipe Alves. O Bahia chegou com perigo novamente aos 31. O zagueiro colombiano Juan Quintero recuou mal para o goleiro, que escorregou na hora de isolar a bola. Na sobra, o paraguaio Óscar Ruíz chutou sem direção e longe do gol.
O Bahia iniciou a decisão com o experiente atacante Gilberto batendo o pênalti. O artilheiro deslocou Felipe Alves e chapou no canto para fazer 1 a 0 para os visitantes. Logo depois,
o lateral Bruno Melo chutou cruzado e parou no goleiro Matheus Teixeira.
Na segunda cobrança, Matheus Galdezani confirmou a vantagem do Bahia. Felipe Alves até acertou o canto, mas não chegou na bola. O Fortaleza marcou com Lucas Crispim, que chutou rasteiro e não deu chances ao goleiro .
Rodriguinho abriu a terceira série e não teve trabalho para deslocar Felipe Alves e fazer 3 a 1 para os visitantes. Ederson manteve a equipe cearense com chances. Chutou forte e sem chances para Matheus Teixeira.
Logo depois, Felipe Alves voou no canto esquerdo e defendeu o chute de Juninho Capixaba e deu a oportunidade para o Fortaleza igualar a disputa. Mas a estrela do goleiro reserva do Bahia brilhou novamente. Matheus Teixeira foi no canto esquerdo e pegou a batida de Robson.
A decisão da vaga para a final ficou por conta do zagueiro argentino Conti. O defensor não teve vergonha e soltou uma bomba no meio do gol e garantiu o Bahia na final da Copa do Nordeste.
Ficha técnica:
Fortaleza 0 (2) X (4) 0 Bahia
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Marcelo Benevenuto e Carlinhos (Bruno Melo, aos 0'/2ºT); Éderson, Matheus Jussa e Gustavo Blanco (Matheus Vargas, aos 14'/2ºT); Robson, David (Lucas Crispim, aos 43'/2ºT) e Wellington Paulista (Romarinho, aos 26'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Juninho Capixaba, aos 36'/2ºT); Patrick de Lucca (Jonas, aos 36'/2ºT), Daniel (Matheus Galdezani, aos 19'/2ºT) e Thaciano (Lucas Araújo, aos 29'/2ºT); Rodriguinho, Rossi (Óscar Ruíz, aos 28'/2ºT) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Carlinhos, Tinga (FOR); Thaciano, Nino Paraíba, Jonas (BAH)