A pouco mais de dois meses para o seu início, a Copa América já surge no horizonte como um sinal de preocupação para alguns clubes brasileiros. Com jogadores de seleção em seus elencos, Grêmio e Inter são alguns dos casos. A disputa desta competição, que inicia em junho, na Argentina e Colômbia, fará com que os times possam perder alguns atletas por cerca de 30 dias.
O período leva em conta apenas a duração da competição, que tem a estreia em 13 de junho. A grande final está marcada o dia 10 julho. No entanto, com a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, o número de data Fifa podem aumentar o tempo em que os jogadores convocados irão desfalcar seus times. Mesmo com a quinta e sexta rodada adiadas, já há a indicação de outros jogos entre 3 e 8 de junho.
Na prática, isto pode significar a baixa de jogadores convocados em ao menos 10 rodadas do Campeonato Brasileiro, que tem início previsto para o dia 29 de maio. Além disso, estes atletas podem ser desfalques na terceira fase da Copa do Brasil, que devem ocorrer nos dias 2 de junho, ida, e 9 do mesmo mês, a volta. A dupla Gre-Nal ingressa na competição justamente nesta fase.
Vale lembrar que torneios da Conmebol não serão disputados no período da Copa América, no caso de Libertadores e Sul-Americana.
Até o momento, a CBF ainda não indica uma data prevista para a convocação do técnico Tite. Mas, neste caso, o que mais gera ansiedade para a Dupla é quanto às demais seleções sul-americanas.
Levando em conta as últimas convocações, GZH lista alguns nomes que podem ser desfalques no seu time. Confira:
Quem pode ser baixa no Grêmio?
Walter Kannemann (Argentina)