Com direito a dois gols de Lionel Messi, o Barcelona conquistou a Copa do Rei ao golear o Athletic Bilbao por 4 a 0, neste sábado (17), no Estádio La Cartuja, em Sevilla.
Na decisão, todos os gols foram marcados no segundo tempo. Além do atacante argentino, que balançou as redes adversárias aos 23 e 27 minutos, marcaram para o Barça o francês Griezmann, aos 15, e o holandês Frenkie de Jong, aos 18 minutos.
Esta é a 31ª vez que o time catalão conquistou a Copa do Rei. A vitória quebrou um jejum de dois anos sem títulos do clube que vive uma fase de transição. Já o Athletic Bilbao desperdiçou a segunda chance de conquistar a Copa do Rei num espaço de quinze dias, já que foi derrotado por 1 a 0 pela Real Sociedad na final da competição válida pela temporada de 2019-2020, adiada para este ano por conta da pandemia de covid-19.
No jogo deste sábado, o Barcelona não deu chances de ataque ao adversário, que passou praticamente todo o primeiro tempo pressionado em seu campo defensivo. Logo nos primeiros minutos, o Barça assustou quando Messi aproveitou um lançamento de Sergio Busquets para tocar em seguida para De Jong finalizar e a bola explodir na trave direita do goleiro Unai Simón. aos quatro minutos.
Apesar das iniciativas ofensivas e de ter a maior posse de bola, o time catalão não conseguiu abrir o placar antes do intervalo, cenário que mudou na etapa seguinte.
O marcador poderia ter sido inaugurado aos 47, caso Griezmann tivesse empurrado para as redes uma bola cruzada por Sergiño Dest que o francês tocou para defesa com os pés de Simón. Na rebatida, o camisa 7 chegou a chutar novamente, mas a bola acabou saindo.
Mas o primeiro gol finalmente saiu aos 15 minutos, depois que Griezmann finalizou um cruzamento de De Jong cara a cara com goleiro da equipe de Bilbao. Três minutos depois, foi a vez de De Jong fazer o dele, ao completar de cabeça dentro da pequena área uma bola levantada da esquerda por Jordi Alba.
Os gols desestabilizaram os jogadores do Athletic, que não conseguiam se encontrar em campo. Aproveitando a falta de organização adversária, Messi ampliou o marcador, após puxar um contra-ataque e tabelar com De Jong. O argentino driblou Unai Núñez para finalizar com perfeição (68).
E o atacante fechou a conta ao completar um passe de Jordi Alba, decretando a goleada e o 31º título da Copa do Rei do Barcelona, maior vencedor da competição.
Este foi 35º título conquistado por Messi no Barcelona. O camisa 10 marcou 31 gols em 34 finais disputadas e chegou a 665 gols em 771 jogos pelo clube.
* AFP