Grande surpresa do Aberto da Austrália, em fevereiro, quando chegou às semifinais, o russo Aslan Karatsev conquistou neste sábado (20) o primeiro título de sua carreira. Na final do ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o tenista de 27 anos superou o sul-africano Lloyd Harris, que saiu do qualifying, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em jogo que teve 1h15min de duração.
Medalha de prata na Universíade de 2015, Karatsev tinha como principais conquistas em simples três torneios da série Challenger da ATP e outros seis Future, organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
— Estou muito feliz com meu desempenho e muito feliz com meu jogo. No início do ano, comemorei poder jogar uma semifinal de Australian Open e lá mostrar um grande nível. Depois de Melbourne, continuei treinando forte e cheguei aqui com mais fé do que em Doha. Mostrei que estava em uma semana fantástica e jogando muito bem —afirmou o número 42 do ranking mundial.
Com os 500 pontos conquistados em Dubai, Karatsev deverá ganhar até 15 posições na classificação da ATP que será atualizada na próxima segunda-feira (22).
Colombianos são campeões de duplas
Na decisão da chave de duplas, os colombianos Juan Sebastián Cabal e Robert Farah superaram os croatas Nikola Mektić e Mate Pavić, campeões do ATP Finals 2020 e que no começo desta temporada haviam vencido os torneios 250 de Antalya, na Turquia, e Melbourne, na Austrália, e o ATP 500 de Roterdã, na Holanda.
Em jogo definido em dois tie-breaks, com placares de 7/0 e 7/4, os sul-americanos conquistaram o 17º título da parceria em 37 finais e quebraram um jejum que perdurava desde a vitória no Aberto dos Estados Unidos de 2019.