Campeão do Aberto da Austrália em 2014, o suíço Stan Wawrinka passou com tranquilidade por sua partida de estreia na edição deste ano do primeiro Grand Slam do ano. Com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4, ele bateu o português Pedro Sousa, em jogo que teve 1h36 de duração e pela 16ª vez consecutiva passou pela primeira rodada em Melbourne.
Número 18 do ranking mundial, o tenista de 35 anos venceu 71% dos pontos em que foi à rede e agora terá como próximo adversário o vencedor da partida entre húngaro Márton Fucsovics e o australiano Marc Polmans.
Semifinalista em 2016, o canadense Milos Raonic não encontrou dificuldade para derrotar o argentino Federico Coria em sets diretos, parciais de 6/3, 6/2 e 6/2. Ex-número três do mundo, ele teve o saque como sua principal arma, vencendo 85% dos pontos jogados no primeiro serviço, e ainda conseguindo marcar 17 aces contra apenas dois do rival.
Agora, o 14º cabeça de chave aguarda o vencedor do confronto entre o francês Corentin Moutet e o australiano John Millman para conhecer seu adversário na segunda rodada.
Em outro jogo já encerrado na chave masculina, o norte-americano Reilly Opelka marcou 18 aces para derrotar Lu Yen-hsun, de Taipé Chinesa, por 3 a 0, parciais de 6/3, 7/6 (2) e 6/3. Seu próximo rival será o ganhador da partida entre seu compatriota Taylor Fritz, 27º na lista de favoritos, e o espanhol Albert Ramos Vinõlas.