A Liga Americana de Basquete (NBA) anunciou nesta terça-feira (16) o adiamento de mais três partidas do San Antonio Spurs, que tem quatro jogadores infectados com o coronavírus, além de dois jogos do Charlotte Hornets, último adversário da equipe do Texas.
No mesmo comunicado, a NBA informou a suspensão do confronto entre Dallas Mavericks e Detroit Pistons previsto para quarta-feira, por conta da onda de frio no estado do Texas, que levou o governo da cidade de Dallas a ordenar que a American Airlines Arena ficasse fechada para a segurança de todos.
Em relação ao surto de covid-19 no Spurs, que já havia provocado adiamento do confronto com o Pistons desta terça, a liga confirmou que até o momento quatro jogadores da equipe texana testaram positivo para o coronavírus e que o rastreamento de contato ainda está em andamento.
Sem esses quatro atletas, que não foram identificados, o time treinado por Gregg Popovich (que ocupa a sexta posição na Conferência Oeste) não tem o mínimo de oito disponíveis para participar dos jogos, como determina o protocolo da NBA. Por isso foram adiadas suas partidas marcadas para a quarta-feira (17)contra o Cleveland Cavaliers, no sábado (19) com o New York Knicks e na segunda-feira (21) diante do Indiana Pacers.
De acordo com o protocolo de prevenção à covid-19 da NBA, qualquer pessoa com teste positivo, ou que tenha estado em contato com uma pessoa infectada, deve entrar em quarentena imediatamente. Segundo o repórter da ESPN americana Adrian Wojnarowski, os Spurs já iniciaram o período de isolamento na cidade de Charlotte, onde jogaram no último domingo.
No caso dos Hornets (7º na Conferência Leste), que enfrentou o Spurs, a NBA adiou seus jogos de quarta, contra o Chicago Bulls, e sexta (19), com o Denver Nuggets, por prevenção. Com essa alteração no calendário da competição, os Nuggets vão antecipar para sexta-feira o confronto o Cleveland Cavaliers, que estava previsto para segunda metade da temporada.
Os casos de coronavírus no Spurs foram diagnosticados algumas semanas depois que a NBA e a Associação de Jogadores reforçaram seus protocolos de prevenção. Essas novas medidas incluem a ordem para que os jogadores e membros das comissões técnicas permaneçam em casa durante todo o tempo em que a equipe estiver em sua cidade natal, exceto para treinamento e outras atividades da franquia, além de exercícios ao ar livre ou tarefas essenciais.
Até agora, a NBA adiou 30 jogos por causa do coronavírus desde o início da temporada em 22 de dezembro.
* AFP