Atual número 1 do mundo, Novak Djokovic viveu momentos de apuros nesta sexta-feira (12), mas conseguiu avançar às oitavas de final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada. O tenista sérvio teve de superar um drama por causa de dores no lado direito do quadril no começo do terceiro set, quando vencia por 2 a 0, para derrotar o americano Taylor Fritz, cabeça de chave 27, por 3 a 2 - com parciais de 7/6 (7/1), 6/4, 3/6, 4/6 e 6/2, em 3 h25min de partida.
Em quadra, tudo caminhava bem para o octacampeão do torneio até ele sentir as dores no quadril durante o terceiro set. O sérvio foi atendido no vestiário logo após a contusão e teve a ajuda médica em diversas viradas de lado, com dificuldade para sacar e bater o forehand na parte final do jogo. As dores foram tão grandes que Djoko sequer garantiu que poderá atuar na próxima rodada.
Segundo maior vencedor na história dos Grand Slam, Djokovic chegou a 299 vitórias em torneios deste porte - são 78 no torneio em Melbourne em 86 partidas - e assim tentará mais uma marca histórica diante do canadense Milos Raonic, que mais superou o húngaro Márton Fucsovics por 3 sets a 1 - com parciais de 7/6 (7/2), 5/7, 6/2 e 6/2.
Djokovic ganhou todos os 11 duelos diante do canadense, dois deles no Aberto da Austrália sem perder um set sequer. Também levou a melhor em todas as sete partidas sobre pisos sintéticos. No total, Raonic tirou apenas três sets do sérvio até hoje.
Em outro momento inusitado do jogo, ao final do quinto game do quarto set, a organização forçou a retirada de todo o público presente na Arena Rod Laver, já que o governo do Estado de Vitória determinou lockdown a partir das 23h59 da sexta-feira local (9h59 de Brasília), Neste quinto dia de evento, segundo a Tennis Australia, 22.299 pessoas presenciaram os jogos em Melbourne Park, que terá seus portões fechados até a próxima quarta-feira.
Zverev vence mais uma e vai encarar sérvio Lajović nas oitavas
Quem não precisou se esforçar muito foi o alemão Alexander Zverev, que passou sem sustos pelo francês Andrian Mannarino por 3 sets a 0 - com parciais de 6/3, 6/3 e 6/1, em jogo que teve 1h43min de duração.
Sexto pré-classificado e semifinalista em 2020, Zverev dominou as ações diante do 36º do ranking e agora terá pela frente o sérvio Dušan Lajović , cabeça de chave 23, que bateu de virada o espanhol Pedro Martinez por 3 a 1 , com parciais de 6/7 (6), 7/5, 6/1 e 6/4, e conquistou o seu melhor resultado em Grand Slam, igualando a marca do Aberto da França de 2014.