O austríaco Dominic Thiem, número três do ranking mundial, está classificado para as oitavas de final do Aberto da Austrália. Mas para confirmar a vaga, ele precisou superar uma batalha de cinco sets contra o local Nick Kyrgios, 47º do mundo, parciais de 4/6, 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4, após 3h21min de partida.
Polêmico e com golpes variados, Kyrgios contou com uma barulhenta torcida na John Cain Arena e soube tirar proveito para ganhar os dois sets iniciais, quando venceu 86% dos pontos disputados com o primeiro saque.
Mas Thiem conseguiu manter os nervos no lugar e suportar as tradicionais discussões do australiano com o árbitro de cadeira e atmosfera contrária que vinha das arquibancadas, para conseguir uma grande virada e terminar o jogo com 57 winners (bolas vencedoras) contra 52 do adversário.
Nas oitavas, o atual campeão do Aberto dos EUA e finalista em Melbourne 2020 irá enfrentar o experiente búlgaro Grigor Dimitrov, semifinalista em 2017, que contou com a desistência do espanhol Pablo Carreño Busta, que pediu atendimento médico quando o placar apontava 6/0 e 1/0 e na sequência optou por deixar a quadra.
Pelo mesmo quadrante de chave, Félix Auger-Aliassime venceu o duelo de canadenses contra Denis Shapovalov, por 3 a 0, parciais de 7/5, 7/5 e 6/3 em 2h28min de jogo e agora terá pela frente o surpreendente russo Aslan Karatsev, 114º do mundo.
Saído do qualifying, Karatsev ainda não perdeu sets e nesta sexta superou o argentino Diego Schwartzman, oitavo favorito, com um triplo 6/3. Aos 27 anos, ele disputa o primeiro Grand Slam da carreira e tem como principais conquistas três títulos de torneios Challenger e a medalha de prata na Universíade de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2015.