Campeã do Aberto da Austrália do ano passado, a norte-americana Sofia Kenin foi eliminada nesta quinta-feira (11) logo na segunda rodada. Com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 64 minutos de partida, a estoniana Kaia Kanepi surpreendeu a quarta cabeça de chave e avançou no torneio.
Aos 35 anos e ocupando a 65ª posição no ranking mundial, Kanepi não conquista um título no circuito desde maio de 2013. Na última semana, ela até esteve perto de quebrar esse jejum ao chegar à decisão do Gippsland Trophy, um WTA 500 disputado em Melbourne como preparação para o Grand Slam australiano.
Com um potente saque, vencendo 80% dos pontos disputados quando encaixou o primeiro serviço e marcando dez aces, a estoniana dominou o jogo e fez história. Esta foi apenas a terceira vez que uma atual campeã do Aberto da Austrália foi eliminada tão cedo desde o início da Era Aberta. Antes, a norte-americana Jennifer Capriati, eliminada na estreia em 2003, e a francesa Mary Pierce, na segunda rodada de 1996, foram as detentoras do título que perderam antes da terceira fase.
— Este ano acho que ajudou o fato de eu ter conseguido jogar muitas partidas na semana anterior, para me acostumar com as condições. E também joguei muitas partidas na Margaret Court (quadra central). Então acho que isso também ajudou, para me sentir melhor — disse a jogadora que venceu 20 das últimas 22 partidas que disputou.
Na terceira rodada, Kanepi irá enfrentar a croata Donna Vekić, 28ª cabeça de chave, que passou argentina Nadia Podoroska, semifinalista em Roland Garros no ano passado, por 2 a 0, com um duplo 6/2.
Demais resultados da 2ª rodada feminina:
Jennifer Brady (EUA) 2 x 0 Madison Brengle (EUA) - 6/1 e 6/2
Kaja Juvan (SLO) 3/6, 7/6 (2) e 6/3 Mayar Sherif (EGI)
Jessica Pegula (EUA) 2 x 0 Samantha Stosur (AUS) - 6/0 e 6/1
Kristina Mladenovic (FRA) 2 x 0 Nao Hibino (JAP) - 7/5 e 6/1
Yulia Putintseva (CAZ) 2 x 1 Alison Van Uytvanck (BEL) - 6/4, 1/6 e 6/2
Elina Svitolina (UCR) 2 x o Coco Gauff (EUA) - 6/4 e 6/3