Em seu primeiro torneio em 11 meses, Ashleigh Barty garantiu nesta quinta-feira (11) uma vaga na terceira rodada do Aberto da Austrália. Em duelo local com Daria Gavrilova, que volta ao circuito após mais de um ano parada por contusão, a número um do mundo fez 2 a 0, parciais de 6/1 e 7/6 (7), em 1h32 de partida.
Número um do mundo, Barty tenta quebrar um incômodo jejum. Desde 1978, quando Christine O'Neil derrotou a norte-americana Betsy Nagelsen, uma jogadora australiana não vence o primeiro Grand Slam da temporada.
Após a estreia arrasadora, quando aplicou um duplo 6/0 sobre a montenegrina Danka Kovinić, a líder do ranking começou a partida mostrando toda sua força e não deu chances a ex-top 20 no set inicial, vencido por fáceis 6/1, em breves 27 minutos.
O segundo set começou com Gavrilova fazendo 2-0 antes de perder cinco games consecutivos. Porém, a atual número 387 do ranking aproveitou os erros de Barty e conseguiu empatar a parcial e levar a disputa ao tiebreak, onde chegou a sacar com 6-5 e ainda teve uma oportunidade em 7-6 para empatar a partida, mas acabou cometendo três erros não forçados e se despediu do torneio.
— Ela teve uma período complicado nos últimos 18 meses, com lesões, então é muito bom vê-la de volta aqui competindo. E quando se joga contra outra australiana é complicado, porque nos conhecemos muito, não importa o que aconteça, mas estou realmente muito feliz por ela estar de volta aqui competindo novamente — disse Barty, na tradicional entrevista realizada na quadra.
Agora, a australiana vai encarar a russa Ekaterina Alexandrova, que pela segunda vez na carreira conseguiu chegar a essa fase do torneio. Com parciais de 6/3 e 7/6 (4), a 32ª colocada do ranking mundial eliminou a tcheca Barbora Krejčíková.
No mesmo lado da chave a tcheca Karolína Plíšková, ex-número 1 do mundo, venceu a norte-americana Danielle Collins em sets diretos (7/5 e 6/2) e também se garantiu na terceira rodada.
Em busca de seu primeiro título de Grand Slam, Plíšková terá como próxima rival a compatriota Karolína Muchová, que passou pela alemã Mona Barthel, com parciais de 6/4 e 6/1.
Demais resultados da 2ª rodada feminina:
Anett Kontaveit (EST) 2 x 1 Heather Watson (GBR) - 6/7 (5), 6/4 e 6/2
Shelby Rogers (EUA) 2 x 0 Olga Danilović (SER) - 6/2 e 6/3
Belinda Bencic (SUI) 2 x 1 Svetlana Kuznetsova (RUS) - 7/5, 2/6 e 6/4
Elise Mertens (BEL) 7/6 (8) e 6/1 Zhu Lin (CHN)