O brasileiro Thiago Monteiro lutou bastante na noite desta quarta-feira (10), manhã de quinta no horário local, mas não conseguiu superar o russo Andrey Rublev, cabeça de chave número 7, que venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/6 (8), em 2h08min de confronto, pela segunda rodada do Aberto da Austrália.
Apesar do revés, o número 1 do Brasil e 74º do mundo registrou sua melhor campanha no primeiro Grand Slam da temporada. Até então, ele só tinha conquistado vitórias na fase de qualifying. Neste ano, venceu na rodada de abertura da chave principal e parou em seu segundo jogo em Melbourne.
Único brasileiro a competir na chave principal de simples, o tenista de 26 anos deve subir uma posição no ranking, para o 73º posto, que será sua melhor colocação da carreira até agora. Rublev, por sua vez, vai enfrentar agora o veterano Feliciano López, atual 65º do mundo.
O espanhol de 39 anos foi responsável pela eliminação do 31º pré-classificado, o italiano Lorenzo Sonego, em jogo que teve 3h18 de duração e parciais de 5/7, 3/6, 6/3, 7/5 e 6/4 do ex-número 12 do ranking.
Apesar do placar definido em sets diretos, o duelo entre Monteiro e Rublev foi marcado pelo equilíbrio. Com superioridade técnica, o russo conseguiu levar vantagem nos pontos mais decisivos, principalmente na reta final dos dois primeiros sets, quando o brasileiro demonstrou cansaço mental e caiu de produção.
No set inicial, Rublev começou melhor e obteve a única quebra de saque do set no terceiro game. Na segunda parcial, Monteiro elevou o nível e emparelhou o confronto. Cedeu a quebra numa oscilação no nono game e ficou dois sets abaixo.
O terceiro set foi o mais equilibrado. Não por acaso terminou sem quebras. Rublev começou pressionando e Monteiro precisou salvar três break points para não perder o saque. O mesmo aconteceu com o russo,que sacou em 4-5 e teve quatro set points contra.
No tie-break, Monteiro saiu na frente, fez 4-2, mas permitiu o empate. Mesmo assim, lutou bastante, salvou dois match points em 6-5 e 8-7 e até teve mais uma chance de fechar, quando liderou em 7-6 no serviço de Rublev. O russo, no entanto, voltou a se impor tecnicamente em quadra e confirmou o favoritismo.
Andrey Rublev terminou o duelo com 45 bolas vencedoras, contra 25 do brasileiro. Mas o equilíbrio foi mantido nas falhas. Enquanto o russo cometeu 37 erros não forçados, Monteiro anotou 35.
Eliminado na chave de simples, Thiago Monteiro voltou à quadra para fazer sua estreia na chave de duplas. Formando parceria com o australiano John Millman, ele derrotou os argentinos Federico Coria e Diego Schwartzman por 2 a 0, parciais de 7/6 (5) e 6/1 e garantiu vaga na segunda rodada, onde eles vão enfrentar os cabeças de chave número 16, os irmãos britânicos Ken e Neal Skupski, que passaram pelo canadense Felix Roger-Aliassime e o polonês Hubert Hurkacz em sets diretos, placares de 6/3 e 6/2.