Porto Alegre se prepara para receber mais uma vez um dos maiores torneios de tênis do cenário juvenil mundial. O Brasil Juniors Cup, antiga Copa Gerdau, inicia-se oficialmente na manhã desta quinta-feira (18) nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa, ambos clubes da Zona Norte. Para a terceira edição do evento, algumas mudanças serão nítidas aos torcedores gaúchos devido à pandemia do coronavírus.
Sem público, os 500 atletas inscritos só disputarão o torneio se seguirem um rígido protocolo sanitário previsto pelo governo do Estado e pelos clubes. Mas nada será tão rigoroso como o presenciado em alguns campeonatos de nível profissional, como o Aberto da Austrália, por exemplo, onde os jogadores tiveram de cumprir uma quarentena de 14 dias para disputar o Grand Slam — exigência feita pelo país.
— Tudo o que está sendo feito foi apresentado à prefeitura. Nada está fora dos padrões determinados pelo Estado. O Brasil não exige quarentena para quem vem de fora, então isso não precisará ser feito. Os tenistas que vierem de outro país precisam apresentar teste PCR negativo de até 72 horas de antecedência para entrar no Brasil, porque essa é a exigência do país e eles têm de cumprir — ressaltou Eduardo Frick, gerente de esportes e eventos da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Como o Brasil Juniors Cup será divido em três etapas, pré-qualifying, qualifying e chave principal, os 500 atletas inscritos não estarão em Porto Alegre ao mesmo. Os eliminados do pré-quali, por exemplo, vão embora na sexta-feira. Já os jogadores que atuarão no qualifying chegarão na sexta.
— Se fosse um evento do judô, eu estaria mais preocupado (risos). Como o tênis é um esporte quem tem um distanciamento por natureza e não há contato físico, ficamos mais tranquilos. Os clubes têm toda uma questão sanitária rígida, e nada passou despercebido. Os treinos possuem horários específicos, quadras específicas e números de pessoas pré-determinados — afirmou Antônio Carlos Pereira, o Kiko, treinador de judô da Sogipa e Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Porto Alegre.
A competição contempla cinco categorias: 12, 14, 16 e 18 anos — essa última conta pontuação para o ranking mundial juvenil. Serão 500 tenistas de 24 nacionalidades, incluindo brasileiros. O pré-qualifying vai até esta sexta-feira, o qualifying será disputado no final de semana, e a chave principal tem início na segunda-feira.
Jogadores como o argentino Juan Martín Del Potro e francês Jo-Wilfried Tsonga tiveram passagens pelo tradicional torneio em Porto Alegre. A final está marcada para dia 28 de fevereiro, domingo da semana que vem, com transmissão dos canais SporTV.
A CBT, responsável pela organização do evento, ainda detalhou todas as medidas que serão tomadas ao longo do evento. Confira abaixo:
Protocolos básicos
A entidade distribui kits para os atletas com máscaras, álcool gel e cards informativos. Também há dispensadores de álcool espalhados pelos clubes, assim como avisos sonoros para lembrar das máscaras e do distanciamento social.
Os tenistas devem sempre andar com máscara, a não ser durante os jogos e treinos, nas dependências dos clubes. Eles também terão suas temperaturas aferidas e, se qualquer alteração for constatada, o jogador será encaminhado para realizar exame PCR e colocado em isolamento.
Público
Como qualquer evento esportivo realizado no Rio Grande do Sul, o Brasil Juniors Cup também não contará com a presença de torcida. Nas edições anteriores, a entrada do público era gratuita nos clubes. Porém em 2021, devido à pandemia, apenas os associados que estiverem no local no momento terão a oportunidade de assistir às partidas.
Jogos
Durante as partidas, cada tenista terá o direito de levar apenas um convidado — que na maioria das vezes é o técnico. Cumprimentos só serão permitidos de acordo com o protocolo, ou seja, soquinho ou com o antebraço. A cada parada no jogo, o tenista deverá colocar a máscara. Assim como para entrar, sair da quadra e conversar com o árbitro.
Também não haverá boleiros nas partidas. Outro detalhe importante: jogadores escalados para competir no Leopoldina não poderão entrar na Sogipa e vice-versa.
Treinos
Existem horários específicos para os treinamentos e quadras designadas para as atividades. Cada treino não poderá ter mais de duas pessoas, contando com o atleta. O Parque Tenístico José Montaury, na Rua 24 de Outubro, assim como algumas quadras particulares próximas à Sogipa, foram reservadas para as atividades dos atletas.
Logística
Os 500 atletas não estarão em Porto Alegre ao mesmo tempo. Os jogadores eliminados no pré-qualifying vão embora nesta sexta-feira; os atletas do qualifying chegam nesta sexta, e os eliminados vão embora até domingo; e os jogadores da chave principal da competição têm expectativa de desembarcar em Porto Alegre no domingo.
Conforme os atletas vão sendo eliminados, eles não poderão mais entrar nos clubes para, por exemplo, assistirem a outras partidas ou fazer qualquer outro tipo de atividade. Dois hotéis estão credenciados para o evento: o Master Cosmopolitan e o Holiday Inn, ambos na zona norte de Porto Alegre.