Ainda que os campeonatos da temporada de 2020 não tenham terminado em função da pandemia, os clubes já começaram a se mexer para buscar reforços para o ano de 2021. Alguns deles optaram por não renovarem vínculos que acabavam no fim do último ano. Outros escolheram por prorrogar os contratos.
Assim, o mercado da bola no Brasil já começou a se movimentar com as projeções para o início da próxima temporada dias após o fim do Brasileirão, que acaba em 24 de fevereiro.
Confira jogadores que ficaram sem contrato
Alexandre Pato
O vínculo do jogador com o seu ex-clube acabou bem antes de dezembro, mas o atacante não tem contrato com nenhuma equipe e está livre no mercado. Pato deixou o São Paulo em agosto, em meio a uma negociação com o Inter que acabou não sendo concretizada. Desde então, segue apenas treinando de forma particular.
Aos 31 anos e com passagem por clubes importantes no Brasil e na Europa, pode ser uma opção para o time que precisar de um atacante. Um grande empecilho pode ser o seu alto salário, o que já o afastou de outras equipes anteriormente.
Wellington Martins
Formado no São Paulo, o volante estava no Athletico-PR desde 2018 — ganhou os títulos da Sul-Americana e da Copa do Brasil com o clube paranaense. O jogador não teve o contrato renovado e ficou sem equipe neste início de 2021. A saída aconteceu por conta de um entrave financeiro. O clube não conseguiu chegar aos valores pedidos pelo atleta e desistiu de negociar.
Em setembro, quase foi contratado pelo Grêmio, envolvido em uma troca com Thaciano, mas a negociação não deu certo, e o jogador permaneceu em Curitiba. Agora, livre no mercado, o nome do volante desperta o interesse de mais dois times: Fluminense e Cruzeiro. Nenhuma das duas equipes ainda fez proposta pelo jogador.
Marquinhos Gabriel
Sem contrato desde novembro de 2020, o meio-campista se tornou um andarilho do futebol brasileiro. Vinculado ao Cruzeiro na temporada passada, foi emprestado ao Athletico-PR, mas não conseguiu mostrar o seu melhor futebol. Depois, retornou ao clube mineiro e, por fim, rescindiu o vínculo.
Desde que foi revelado pelo Inter, ainda em 2009, alternou momentos de altos e baixos. Passou por Palmeiras, Corinthians, Santos e pelo Oriente médio. Logo que rescindiu o contrato com o Cruzeiro, esteve próximo de retornar ao Bahia, mas o negócio não se concretizou.
Mauro Boselli
Contratado pelo Corinthians em 2019 para ser o artilheiro que faltava ao time, o argentino não conseguiu desempenhar um bom futebol e marcou apenas 16 gols em 67 jogos.
Em 2020, com a chegada de Jô e alguns lesões sofridas pelo argentino, perdeu lugar na equipe e foi reserva na maioria das partidas.
Com 35 anos, pode ajudar com a sua experiência e também com o seu faro artilheiro, que ficou apagado no time paulista. Recentemente, teve seu nome ligado ao Cerro Porteño para suprir a vaga deixada por Diego Churín, que foi para o Grêmio no final de 2020.
Ramires
Contratado por altos valores pelo Palmeiras junto ao futebol chinês no meio de 2019, o volante, formado no Cruzeiro e com passagem por Benfica e Chelsea, não conseguiu ser nem sombra do jogador que chegou a disputar duas Copas do Mundo com a Seleção.
Fez 43 partidas com a camisa palmeirense, 37 delas na temporada de 2020 — boa parte sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Aos 33 anos, ganhou novas oportunidades com o treinador português Abel Ferreira, mas rescindiu o seu contrato com o clube paulista no final de novembro, o que o torna livre no mercado para assinar com um novo time.