Em um dia de partidas acirradas, a sexta etapa Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2020-21 teve as duas duplas finalistas definidas. Ao longo deste sábado (23) foram realizadas as quartas de final e as semifinais da competição, que acontece no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro, e Ágatha/Duda (PR/SE) e Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) são as parcerias que avançaram para a decisão.
Campeãs na última etapa de 2020, Ágatha e Duda mantiveram o bom desempenho e garantiram presença na sexta final consecutiva. Na primeira semifinal do dia, a dupla que está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio venceu Josi/Juliana (SC/CE) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11).
— A gente parou legal. Foi tudo de bom essas férias, a gente realmente descansou a mente. Apesar de não ter parado o corpo no sentido físico, ter continuado a ir para a academia, paramos com a bola. Para chegar aqui no começo do ano e ter muita saudade de voltar a treinar, voltar a jogar, e isso é muito importante. Por mais que a gente esteja em outra final, a gente sente que ainda está na pré-temporada, nosso corpo sente. A gente fica brigando com nosso próprio corpo, com nossos movimentos, para conseguir fazer o que a gente vinha fazendo no final do ano passado. Legal que a briga está dando certo, estamos ganhando a briga. Mas é começo de temporada e é uma briga — comentou Ágatha, vice-campeã olímpica nos Jogos Rio-2016.
No primeiro torneio da nova parceria, Bárbara Seixas e Carol Solberg mostraram força e chegaram à final ao derrotarem Andressa e Vitória (PB/RJ), na segunda semifinal, por 2 sets a 0 (24/22 e 21/13).
— Acho que é muito importante, nesses momentos de dificuldade, a gente demonstrar união mais do que nunca. E acho que a gente conseguiu fazer isso, uma passando tranquilidade para a outra. Cada uma muito atenta às suas funções, o que tinha que ser feito, e isso é muito importante para ajudar a parceira. E acho que em nenhum momento a gente deixou de pressionar o outro time. Queria dedicar essa vitória para minha equipe, porque a gente está batalhando bastante, essa mudança de equipe também. O ano de 2020 foi muito duro para todos e para a gente também, então queria dedicar para eles porque todo mundo ralando nesse sol todo dia não é para qualquer um — avaliou Bárbara, que em 2016, ao lado de Ágatha ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 47 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos aproximadamente de R$ 538 mil por etapa. A decisão deste domingo (24) está marcada para às 10h da manhã.