O Flamengo derrotou o São Paulo, neste sábado (23), por 79 a 71 e conquistou seu segundo título na história da Copa Super 8 de basquete masculino. A competição é disputada pelos oito melhores times do primeiro turno da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB).
A partida disputada no ginásio do Paulistano, em São Paulo, teve predomínio do time paulista aa maior parte do tempo. No primeiro período, a equipe tricolor imprimiu um ótimo ritmo e anotou uma corrida de 11 a 0. Os cariocas reagiram e encerraram o período com apenas quatro pontos de desvantagem no placar – 19 a 15.
No segundo quarto o São Paulo voltou bem e, sob o comando do armador Georginho, que fez nove pontos no período, conseguiu ir para o intervalo na frente do placar – 41 a 36. Neste momento da partida, o time do Morumbi comandava as ações ofensivas e, de forma eficiente, conseguia anular bem o volume de jogo do Flamengo.
Após o intervalo, a tônica seguiu a mesma do primeiro tempo do jogo, com o São Paulo na frente, conseguindo pontuar bem e mantendo a vantagem que, ao no final do terceiro quarto, era de 10 pontos (61 a 51). O grande destaque foi o ala norte-americano Shamell Stallworth, que anotou 14 pontos somente neste período.
Os 10 minutos finais foram do ala-pivô Olivinha, que, com expressivos 14 pontos, comandou a virada rubro-negra. O São Paulo liderou a contagem até faltarem 2 minutos e 53 segundos, quando, em uma bola de três, o ala Marquinhos colocou o Flamengo à frente. Com expressivos 28 a 10, neste quarto período, o time comandado por Gustavo de Conti garantiu a vitória e repetiu o título conquistado na primeira edição do torneio em 2018.
– A gente sabe que quando chegamos no último quarto, com dez pontos atrás de diferença, tínhamos que fazer algo a mais, algo de diferente do que vínhamos fazendo nos três quartos anteriores e isso deu certo. A equipe ficou com um foco muito grande, aceleramos bastante o jogo, no último quarto tivemos um ótimo aproveitamento no ataque, conseguimos acertar algumas defesas e a equipe está de parabéns pelo trabalho que foi feito – comentou Olivinha, que foi eleito King Of The Cup (MVP) da Copa Super 8.