Na última etapa de 2020 do Circuito Brasileiro masculino de vôlei de praia, Evandro e Bruno Schmidt derrotaram André Stein e George, neste domingo (13), por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17), na arena montada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.
O título foi o primeiro da parceria na temporada 2020/21. Com os 400 pontos conquistados com o ouro nesta etapa, eles agora somam 1.660 no ranking, e estão na terceira posição, com 100 pontos a menos do que os vice-campeões, que mantiveram a liderança. A segunda posição na classificação geral é de Alison e Álvaro Filho, que têm 1.880.
Campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, ao lado de Alison, Bruno Schmidt chegou a 29 títulos de open com a conquista deste domingo. Ao final da partida, ele comentou sobre o ano atípico para o esporte, e o quanto o retorno às competições foi desafiador.
— Foi uma temporada diferente para todos nós. E para a nossa equipe foi de muita busca, contornar situações adversas que não estavam em nossos planos, mas o que nos propicia essa superação é a qualidade deste Circuito. Nos tirou da zona de conforto, nos fez contornar, antecipar e acelerar cada situação diferente. É muito bom fechar este ano com um título, que mostra o quanto os nossos esforços valeram a pena —disse o jogador de 34 anos.
Para Evandro, esta foi a décima quarta vitória em etapas de open do tour nacional. Campeão mundial em 2017, com André Stein, o carioca de 30 anos fez coro ao companheiro de quadra, e ainda falou sobre as incertezas que 2020 trouxe para os atletas.
— Este ano foi muito diferente com a pandemia e a parada no esporte. Mas estou feliz com a vitória neste encerramento de ano. Quero agradecer a todos membros da minha comissão técnica que são também responsáveis por esta conquista. E agradeço aos torcedores que, mesmo de casa, nos apoiaram demais em todas as etapas —afirmou o bloqueador.
Na disputa da medalha de bronze, Alison e Álvaro Filho superaram Guto e Arthur Mariano em sets diretos, parciais de 21/18 e 21/16, e garantiram o quarto pódio em cinco eventos realizados na temporada.
A temporada 2020/2021 terá ainda mais quatro etapas no primeiro semestre do próximo ano. Cada torneio do Circuito Brasileiro distribui R$ 47 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos aproximadamente de R$ 538 mil por evento.