O Troféu Brasil de Atletismo, que está sendo disputado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, perdeu uma das principais atrações: o triplista Almir Júnior, da Sogipa. Com uma lesão na coxa esquerda, ele não participará da prova marcada para este domingo (13), quando a competição será encerrada.
Vice-campeão mundial indoor em 2018, Almir garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao cravar 17m15cm e conquistar a medalha de bronze no Meeting de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, no ano passado.
— O Almir sentiu uma contratura no posterior da coxa (esquerda) e nós tiramos ele da prova do triplo, onde ele era o franco-favorito e um salto já resolveria. Mas nós temos que pensar que essa contratura poderia se transformar numa distensão. Então, conversamos bastante com os médicos e concluímos que era melhor ele "não se meter de pato a ganso" porque poderia trazer um problema muito maior e ficar de três a quatro semanas sem poder treinar – disse o técnico José Haroldo Loureiro Gomes, em entrevista ao programa Gaúcha 2020 deste sábado (12), na Rádio Gaúcha.
— Foi exatamente na perna em que ele faz o jump (salto), em que tem a maior exigência. Fizemos uma ressonância de emergência e não apareceu lesão, mas um pequeno hematoma, e o médico disse que, se tem, é porque não está 100%. Então é melhor segurar para que em uma ou duas semanas ele possa voltar a treinar. Ano olímpico não se fala mais do que nos Jogos. Ele tem uma das seis melhores marcas do mundo e até hoje só não superou o atual campeão olímpico, o norte-americano Christian Taylor. Então queremos chegar 100% em Tóquio — complementou Arataca, que é o treinador da equipe da Sogipa.