O retorno do KTO/Caxias do Sul Basquete ao NBB se deu em grande estilo. Nesta quarta-feira (18), em Mogi da Cruzes, onde disputa os primeiros jogos da temporada, a equipe gaúcha derrotou o BRB/Brasília, por 84 a 69.
A partida só foi equilibrada nos momentos iniciais do primeiro quarto, quando o marcador esteve igualado em 11 pontos. Daí em diante, aproveitando especialmente os arremessos de longa distância, o Caxias tomou conta das ações e abriu nove de frente (20 a 11), depois de uma cesta de três do ala Eddy. No segundo quarto, a equipe da Serra aumentou ainda mais o seu domínio e sempre com arremessos de três foi abrindo caminho até ir para o intervalo com 12 de frente (42 a 31).
No terceiro quarto, o Caxias manteve o ritmo e, quando o armador argentino Nico Ferreyra converteu a décima bola de três dos campeões gaúchos, o marcador chegou a 61 a 42. No final do período, a equipe de Rodrigo Barbosa tinha 15 pontos de vantagem (65 a 50).
Os 10 minutos finais não tiveram nenhuma alteração em relação aos três quartos anteriores e o Caxias confirmou a vitória, com impressionantes 50% de aproveitamento nos arremessos da linha dos três (12/24). Outro fator de desequilíbrio favorável aos gaúchos foi o domínio dos rebotes (41 a 32).
Quatro jogadores do Caxias terminaram a partida com 10 ou mais pontos. O cestinha foi Nico Ferreyra, com 16 pontos. O argentino ainda deu cinco assistências e pegou quatro rebotes. O ala-pivô Túlio da Silva, que começou no banco, marcou 11 pontos e ficou com cinco sobras.
A temporada 2020-21 do NBB começou no dia 10 de novembro. A última edição não teve um campeão, já que o torneio foi cancelado antes mesmo dos playoffs, em maio, por conta da pandemia de covid-19.
Com objetivo de minimizar os deslocamentos dos clubes e consequentemente diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus, o sistema de sedes foi adotado no primeiro turno da competição que está em disputa. Desta forma, Rio de Janeiro, São Paulo, Mogi das Cruzes e Brasília receberão os confrontos que irão até o dia 12 de janeiro.
Ainda em Mogi das Cruzes, o time gaúcho irá enfrentar Bauru (20), Paulistano (22) e Cerrado Basquete-DF (25). O formato do segundo turno dependerá de dois fatores para ser definido segundo a Liga Nacional de Basquete, organizadora do campeonato: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes.