A Kto/Caxias do Sul Basquete derrotou o Caimans/Clube Comercial, de Passo Fundo, por 114 a 43 (52 a 16), e garantiu vaga na decisão do Campeonato Gaúcho de basquete masculino, que tem sua fase final sendo disputada no ginásio do Vascão, em Caxias do Sul.
Apenas no primeiro período, o time da casa encontrou um pouco de dificuldade, quando o marcador ficou em 26 a 14. Depois, o time comandado por Rodrigo Barbosa confirmou o favoritismo e com 27 pontos do ala-pivô Antônio dominou o adversário.
— Essa volta é muito especial para Caxias. Foi o primeiro jogo, viemos de oito meses sem jogar. Como primeiro jogo foi cobrado muito mais intensidade do que parte técnica e tática. Sabemos que o Sojão é uma equipe forte, que tem jogadores experientes. Vamos tentar impor nosso ritmo e tentar diminuir os espaços para eles — disse o ala-pivô Rafael Stabile, que nesta temporada volta a defender o time da Serra.
Na outra semifinal, o atual campeão gaúcho, o Sojão, de Santa Rosa, superou o ALM/União Corinthians, por 90 a 80, manteve sua invencibilidade no torneio e carimbou o passaporte para a decisão.
— Jogo de playoff. Todos sentindo a falta de ritmo ainda, mas conquistamos o primeiro objetivo, seguimos invictos e chegamos na final, mas queremos mais ainda. A gente está preparado pra enfrentar o Caxias e a responsabilidade é toda deles — disse o experiente ala-armador Duda Machado, um dos reforços do time de Santa Rosa para a disputa do Gauchão e do Campeonato Brasileiro, que será classificatório para a temporada 2021-22 do Novo Basquete Brasil (NBB).
A decisão do Gauchão de basquete acontece neste sábado, às 20h, e terá transmissão ao vivo no canal do youtube do Caxias do Sul Basquete, que busca seu sétimo título estadual. Na próxima semana, o time caxiense disputará a edição 2020-21 do NBB. A estreia está marcada para a próxima quarta-feira (18), em Mogi das Cruzes, contra o Brasília. Serão quatro confrontos no interior paulista, primeira sede desta fase classificatória da competição, que teve sua fórmula modificada em virtude pandemia de covid-19.