A Kto/Caxias do Sul Basquete apresentou na noite de sexta-feira (6) os jogadores e os uniformes para a temporada 2020-21, que marcará o retorno da equipe da Serra ao Novo Basquete Brasil (NBB), que por questões financeiras não disputou as duas últimas edições do torneio, mesmo depois de fazer sua melhor campanha em 2017-18, quando terminou em quinto lugar e ganhou uma vaga para a Liga Sul-Americana, mas que não pode disputar pela falta de recursos.
O evento foi realizado no ginásio do Vascão e também serviu para o anúncio do mais novo reforço da equipe, o pivô Shilton, duas vezes campeão pelo Flamengo e uma pelo Bauru. Aos 38 anos, o jogador é um dos mais experientes do basquete brasileiro e recentemente foi eleito como um dos pivôs da história do NBB, ao lado de Guilherme Giovannoni.
— Mesmo em um ano de pandemia, de dificuldade, as coisas foram acontecendo. Nas reuniões de diretoria eu falava que as coisas iram dar certo e o pessoal me olhava como um louco. Porém eu fui batendo nessa tecla e as coisas foram acontecendo e tudo foi andando pro positivo, e nós conseguimos estar mais um ano — afirmou o técnico Rodrigo Barbosa, principal responsável por viabilizar o projeto.
Agora com a equipe devidamente apresentada a Kto/Caxias do Sul Basquete se prepara para iniciar a temporada. O primeiro desafio do time caxiense será a disputa das finais do Campeonato Gaúcho, nos dias 13 e 14 de novembro. Depois o time viaja para Mogi das Cruzes onde inicia a participação no NBB, contra a equipe do Brasília. Nas primeiras fases, a competição será disputada em sedes fixas, para diminuir o deslocamento dos times e assim conseguir manter controlado o risco de contaminação com a covid-19.