Sem bola rolando no interior do Rio Grande do Sul desde março, o futebol vai ganhar espaço nos tribunais nos próximos dias. O Sport Club Rio Grande prepara uma ação judicial para impedir que a Associação Atlética Ponte Preta siga usando o slogan de clube mais velho do Brasil em atividade. O clube do sul do Estado exigirá uma indenização milionária por entender que os campineiros usaram esse "título" indevidamente ao longo dos anos, impossibilitando que os gaúchos usufruíssem da marca.
Nem o presidente Marco Antônio Coutinho nem o advogado Gerson Barbosa, que representará o clube, confirmam, mas na cidade circula que o pedido de reparação passará dos R$ 50 milhões. Além disso, há outras solicitações: retirada imediata de qualquer alusão por parte da Ponte Preta e retratação pública em jornais, rádios, portais e canais de TV.
— Isso sempre me incomodou. Quando cheguei à presidência, resolvi que ia recuperar a estrutura do clube, reformando as piscinas e a academia, e não deixaria mais ocorrer essa fake news. Então vai ser pela Justiça mesmo — diz Coutinho.
A história da participação de Gerson Ribeiro também é curiosa. Filho de um jogador do Rio Grande, ele também atuou no clube, em 1976, antes de ser chamado para a Marinha e precisar se mudar para o Rio de Janeiro. Pelos vínculos familiares com a cidade, sempre ia ao Sul em férias ou para acompanhar o filho, que também vestiu a camisa tricolor rio-grandina.
— Juro, me formei advogado para pegar essa causa, era meu sonho, pode perguntar para minha família. Sempre que ia ao Estádio Arthur Lawson, deixava meu cartão. Quando o Coutinho me ligou, não quis nem falar no telefone. Peguei meu carro e fui até Rio Grande — revela o advogado, hoje morador de Santa Catarina.
Eles têm juntado provas da utilização da marca pela Ponte Preta. Atrás de um dos gols do Estádio Moisés Lucarelli, o ônibus e o site do clube repetem que é o "clube mais velho do país".
— Temos provas de que a Ponte Preta foi convidada para jogar torneios por causa dessa mentira. Imagina quantas oportunidades nos foram tiradas. Queremos reparação histórica — completa Coutinho.
O Rio Grande tem dois documentos, um da antiga CBD e outro da CBF, atestando ser o mais antigo do Brasil em atividade. O clube foi fundado em 19 de julho de 1900. Na data, 19 de julho, aliás, é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A Ponte Preta tem como dia de fundação 11 de agosto de 1900.
Procurados, dirigentes da Ponte Preta não atenderam as chamadas.