A Seleção Brasileira estreia nesta sexta-feira (9) nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. O primeiro desafio será contra a Bolívia, às 21h30min, contra a Bolívia. Na terça-feira (13), às 21h, o adversário será o Peru, em Lima. Para estes dois confrontos, Tite chamou 23 jogadores.
A última vez que o Brasil havia entrado em campo pela competição que define os representantes da América do Sul no Mundial foi em outubro de 2017. Já classificado para a Copa do Mundo da Rússia, o treinador brasileiro convocou 24 atletas para as partidas diante da Bolívia, em La Paz, e do Chile, em São Paulo.
Você lembra quantos jogadores chamados por Tite em 2020 são remanescentes da última convocação para as Eliminatórias de 2018? A lista é formada por oito atletas: o goleiro Ederson, o lateral-direito Danilo, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, o volante Casemiro, o meia Phillipe Coutinho, além dos atacantes Neymar e Roberto Firmino.
Alisson e Gabriel Jesus poderiam entrar nesta relação, mas tanto o goleiro do Liverpool quanto o atacante do Manchester City tiveram que ser cortados por conta de lesões. Ederson e Matheus Cunha foram incorporados ao elenco da Seleção Brasileira.
Lista com surpresas em 2017
Com a vaga no Mundial de 2018 garantida desde a 14ª rodada, Tite utilizou os jogos finais nas Eliminatórias para realizar alguns testes. Dos 24 jogadores convocados para os confrontos contra Bolívia e Chile, quatro foram chamados pela primeira vez pelo técnico: o lateral-direito Danilo, os volante Arthur e Fred, além do atacante Diego Tardelli.
Fagner e Giuliano, que estavam presentes em todas as listas anteriores, ficaram de fora. Outro destaque foi a presença do meia Diego, do Flamengo. Filipe Luís e Marcelo acabaram sendo desconvocados em virtude de contusões, abrindo espaço para Alex Sandro e Jorge. Do total de relacionados para os últimos desafios oficiais antes da Copa do Mundo da Rússia, 17 fizeram parte do grupo eliminado para a Bélgica nas quartas de final.
Jogadores convocados para as duas últimas rodadas das Eliminatórias de 2018
Goleiros
Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City)
Laterais
Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Alex Sandro (Juventus) e Jorge (Monaco)
Zagueiros
Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Jemerson (Monaco)
Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Arthur (Grêmio), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Liverpool) e Diego (Flamengo)
Atacantes
Neymar (PSG), Willian (Chelsea), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool) e Diego Tardelli (Shandong Luneng)
Atletas chamados para as duas primeiras partidas das Eliminatórias de 2022
Goleiros
Ederson (Manchester City), Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)
Laterais
Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Manchester United) e Renan Lodi (Atlético de Madrid)
Zagueiros
Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Felipe (Atlético de Madrid) e Rodrigo Caio (Flamengo)
Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Lyon), Douglas Luiz (Aston Villa), Philippe Coutinho (Barcelona) e Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes
Neymar (PSG), Everton (Benfica), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e Matheus Cunha (Hertha Berlin)