O Ministério Público Estadual (MPRS) cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (30), em Porto Alegre, em investigação que apura supostos desvios de pelo menos R$ 8 milhões do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol no Município de Porto Alegre (Siafmpa) e do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs).
O MP não divulgou informações, mas a reportagem apurou que um dos alvos da Operação Sindicasta é Jorge Ivo Amaral. Ele foi presidente do Siafmpa e vice-presidente do Siapergs, sendo afastado recentemente, após suspeitas relacionadas à gestão terem se tornado públicas. Foram apreendidos documentos e aparelhos de telefone celular.
São apurados os crimes de lavagem de dinheiro, já que os valores supostamente desviados passavam por operações de dissimulação da origem, apropriação indébita qualificada e associação criminosa.
A suspeita do MP é de que dirigentes das entidades futebolísticas teriam usado para proveito pessoal parte dos recursos recebidos pelo direito de arena. Esse mecanismo é usado para definir um percentual das verbas de transmissão dos jogos que os clubes repassam aos sindicatos, os quais teriam o dever de transferir aos atletas de futebol, destinatários finais dos valores.
Mas, conforme as apurações, o Siafmpa e o Siapergs teriam retido ao menos parte desses recursos. Os desvios teriam sido usados em proveito pessoal por dirigentes das entidades, como Amaral, com circulação do dinheiro em contas bancárias pessoais.