A brasileira Bia Haddad Maia segue sua caminhada para recuperar posições no ranking mundial da WTA, após ter cumprido suspensão de 10 meses por doping. Ex-número 58 do mundo, em setembro de 2017, a paulista despencou na classificação e chegou a ocupar a posição 1.342.
Depois de uma longa espera, ampliada pela pandemia de coronavírus, Bia já fez três finais de torneios do circuito do ITF Finals, competições de nível inferior aos do circuito mundial de tênis.
Neste domingo (20), a canhota que tem no currículo dois vice-campeonatos de duplas juvenil em Roland Garros, venceu a polonesa Martyna Kubka, por duplo 6/0, em 56 minutos e sagrou-se campeã do ITF W15 de Santarém, em Portugal. Antes, também em terras portuguesas, ela havia vencido o ITF W25 de Montemor-o-Novo e ficado com o vice no ITF W25 de Figueira da Foz.
Com os resultados das duas semanas anteriores, a tenista de 24 anos passou para o 609º lugar. Agora, com a conquista deste domingo,deve ingressar na lista das 500 melhores do mundo, posição distante de seu melhor desempenho, mas um claro sinal de que rapidamente poderá voltar a figurar no top 100 da WTA.
O título de Santarém foi o décimo da carreira de Bia Haddad Maia, que agora se prepara para disputar mais dois torneios em Portugal, ambos na cidade do Porto — o primeiro com premiação de U$ 15 mil, e o segundo de U$ 25 mil.