O Kalju FC, da Estônia, encontrou uma forma criativa de atenuar a monotonia dos jogos realizados com portões fechados por conta da pandemia de coronavírus. O clube do Leste Europeu, onde atua o ex-zagueiro do Inter, Pedro Victor, contratou um DJ para disparar gravações no sistema de som do estádio, simulando gritos, cânticos, vaias e até o tradicional "uhhhh", quando a bola passa rente à trave adversária.
— Eu nunca tinha passado por isso. Quando a gente tem a bola, a torcida está "fazendo a festa" pelo alto-falante. Quando o time adversário está com a bola, vem a vaia. Tem outros sons da torcida, como o canto deles, que eu não faço ideia do que significa. Quando chegamos perto do gol, o som muda. Quando a gente perde a bola, o som muda novamente. E tem o "uhhhh" também. Tem tudo. Eles se puxaram, foram muito bem — contou PV, como é conhecido, em entrevista ao Planeta Bola, da Rádio Gaúcha.
Para simular o barulho da torcida em jogos com portões fechados, o DJ contratado pela direção do Kalju tem que estar bem atento para não disparar um som de vibração ou de vaia na hora errada. Além disso, tem que cuidar o volume adequado.
— Teve um jogo em que o sistema de som ficou muito alto, e o nosso treinador ficou muito brabo. Virou para trás e falou: "para com isso aí que já deu". Mas é algo muito interessante. Deram um jeito de deixar com mais cara de jogo. Mas é bastante diferente e estranho não ter calor da torcida — completa PV.
Para diminuir a sensação de estádio vazio, o Kalju coloca manequins nas arquibancadas para simular a presença de torcedores. Nas seis rodadas já disputadas pelo Campeonato Estoniano, houve também o cumprimento de medidas rígidas de segurança.
— Dentro do estádio, só podem estar 100 pessoas contando comissão, staff, jogadores, arbitragem e delegados. A gente fica responsável pela nossa garrafa de água. Cada um tem a sua. A gente fica responsável também pela nossa roupa de jogo, para que outras pessoas não tenham contato. Fazemos as reuniões pré-jogo no hotel. É a maneira mais viável para que tudo caminhe da melhor maneira possível — explica o jogador.
Aos 27 anos, PV está no futebol da Estônia desde janeiro. O jogador foi revelado pela base do Inter, onde conquistou o título do Brasileirão Sub-20, em 2013, atuando ao lado do lateral William e do meia Andrigo. O atleta acabou deixando o Beira-Rio antes de se profissionalizar e teve passagens pelo interior do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e também pelo futebol da Malásia. Além de zagueiro, pode atuar ainda como volante.