O Vasco anunciou, neste domingo (31), que 16 jogadores testaram positivo para o coronavírus. Exames foram realizados em todo o grupo de jogadores, comissão técnica e staff do clube. Conforme Marcos Teixeira, chefe do departamento médico da equipe, outros três atletas já tiveram contato com o vírus e estão curados. Aqueles que receberam o diagnóstico positivo foram isolados das atividades e permanecerão com cuidados médicos.
— Observamos hoje 16 atletas que vieram com exames positivos. Eles estão isolados do grupo, seguem com contato médico, vão continuar a fazer exames seriados, até que tenhamos certeza que eles não podem mais transmitir esse vírus para o restante do elenco. Isso comprova que nós estamos fazendo uma grande ação de saúde, identificando mais rápido possível essa infecção nos atletas, porque a gente sabe, na verdade, que 95% das pessoas são assintomáticas entre essas que já tiveram contato com o vírus — afirma Teixeira.
O dirigente vascaíno afirmou que seguirá informado a torcida do clube sobre eventuais testes e atividades:
— Nós iremos manter o torcedor vascaíno sempre atualizado de todos os dados e estatísticas que vamos gerar através dos resultados. Nos próximos dias, vamos voltar mostrando as nossas avaliações e os novos dados que vamos obter ao longo dos dias.
Mesmo com o número grande de testes positivos, o Vasco garante que irá retomar as atividades nesta segunda-feira (1), primeiramente realizando avaliações médicas, atividades de fisioterapia e fisiologia. O time carioca afirma que fará apenas o que é permitido pela prefeitura do Rio, sem atividades no campo de São Januário. Assim como Grêmio e Inter, que já retornaram aos treinos, a equipe seguirá um rígido protocolo de higienização para garantir a segurança e a saúde dos jogadores do elenco vascaíno.
Ao lado do Flamengo, o Vasco é um dos grandes clubes do Rio que deseja o retorno das competições esportivas no Rio de Janeiro.