O UFC 249, realizado no sábado (9) em Jacksonville, na Flórida, marcou o retorno do evento, que não era disputado desde o dia 14 de março por conta da pandemia do coronavírus. As lutas foram disputadas sem a presença do público.
Como medidas de proteção para evitar a propagação da doença, os atletas e as equipes de apoio ficaram confinados em quartos de hotel e não puderam compartilhar os centros de treinamento. Além disso, todos os envolvidos foram testados para covid-19.
Em um desses exames, o brasileiro Ronaldo Jacaré foi diagnosticado com coronavírus. Ele estava escalado para duelar com o jamaicano Uriah Hall. A luta do peso médio foi cancelada.
O card preliminar contou com a presença do gaúcho Fabrício Werdum, que estava afastado do octógono há dois anos por conta de suspensão por doping. O retorno não foi como o esperado. No primeiro round, o brasileiro foi completamento dominado pelo russo Alexey Oleinik. Werdum até igualou o segundo assalto e foi melhor no terceiro, mas, por decisão dividida dos juízes, Oleinil levou a melhor.
No card principal, a grande surpresa da noite ficou por conta da categoria dos pesos galos. Após nocautear Dominick Cruz, o atual campeão Henry Cerrudo anunciou a aposentadoria do UFC, aos 33 anos de idade. Pelo cinturão interino dos pesos leves, Justin Gaethje nocauteou Tony Ferguson, no último round. Com o resultado, Gathje deve enfrentar o lutador Khabib Nurmagomedov pelo título linear da categoria.