O governo da Alemanha autorizou nesta quarta-feira (6) a retomada do Campeonato Alemão de futebol, mas com portões fechados, a partir de meados de maio, apesar dos riscos para a saúde e das críticas recebidas de outros esportes.
Mais de dois meses após a suspensão das competições devido à pandemia do coronavírus, a Bundesliga será a primeira das grandes ligas de futebol da Europa a retomar sua competição, cumprindo uma série de protocolos de proteção. A data exata para a volta do futebol será definida pela Liga Alemã de Futebol (DFL) nos próximos dias.
— A Bundesliga pode voltar a partir da segunda metade de maio, respeitando as regras que foram combinadas — declarou Angela Merkel, chanceler do governo alemão, após uma reunião com as autoridades dos Estados federados em que foram abordadas as medidas de confinamento.
A Alemanha trilha, assim, um novo caminho para as ligas europeias. A França suspendeu definitivamente sua temporada na semana passada, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália aguardam, na melhor das hipóteses, voltar a jogar em junho.
Outros países com ligas menos poderosas já fixaram datas para reinício de suas competições, entre elas Ilhas Faroe (9 de maio), Sérvia (30 de maio) e Turquia (12 de junho).
O Bayern de Munique liderava o Campeonato Alemão no momento da suspensão dos jogos, após a 25ª rodada, com quatro pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, e está próximo de conquistar o oitavo título nacional consecutivo.