A Conmebol realizou nesta terça-feira (7) reunião por videoconferência com 22 médicos representantes das dez confederações sul-americanas com o objetivo de criar um protocolo de prevenção à covid-19 para o retorno das competições no continente. O presidente da entidade Alejandro Domínguez destacou a necessidade de precaução para quando a bola bolar a rolar para Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias para a Copa do Mundo.
— Procuramos trabalhar sempre prevendo e projetando estratégias pensando no futebol para os nossos torneios. Por isso convocamos os médicos para criarmos juntos um protocolo de proteção contra a covid-19, para proteger todos que fazem parte do futebol. A saúde sempre estará acima de tudo e tomaremos as decisões levando isso em conta — reforçou Domínguez.
O objetivo da Conmebol é criar um cartel de recomendações que será repassado aos clubes e confederações levando em conta os tipos de treinamentos que poderão ser realizados, orientação para os testes de coronavírus e estratégias de higiene para evitar o contágio da doença. O protocolo será finalizado nos próximos dias.
A Conmebol está com todas as suas competições paralisadas em razão da pandemia de coronavírus. A Libertadores e a Copa Sul-Americana estão com os jogos suspensos até o dia 5 de maio, mas uma ampliação da parada deverá ser anunciada nos próximos dias. A Copa América, que seria disputada na Argentina na Colômbia entre junho e julho, foi adiada para 2021. A rodada das Eliminatórias da Copa marcada para março foi adiada.