A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dará início nesta quarta-feira (1º) a um repasse aos árbitros para ajudá-los durante o período de paralisação dos campeonatos devido ao surto do coronavírus. A entidade irá adiantar o valor correspondente à melhor taxa recebida pelo profissional no ano passado, levando em conta a categoria de cada um.
A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.
— Um grupo de árbitros trouxe essa ideia do adiantamento da taxa, e essa ideia foi levada ao presidente que estudou na segunda (31) e fez o anúncio que será adiantado ao árbitro que faz parte do quadro nacional a melhor taxa recebida o ano passado. Ao todo, 486 profissionais terão esse tipo de aporte. Vai fazer uma diferença muito enorme para a vida deles — disse Gaciba em entrevista ao canal do Esporte Interativo no Instagram.
Um árbitro Fifa que apitou algum jogo da Série A no ano passado, por exemplo, receberá R$ 5 mil de adiantamento. O valor será abatido nas futuras escalações dos profissionais.
Questionado sobre quem deveria levar o mérito pela conquista, uma vez que a Associação Nacional dos Árbitros (Anaf) também chegou a enviar um ofício à CBF solicitando ajuda aos profissionais, Leonardo Gaciba afirmou que "os árbitros sabem como aconteceu".
— É uma vitória de todo mundo, não só minha. Uma coisa que eu não quero é ficar ganhando mérito por isso. O importante é saber que existe um pensamento dentro da CBF, construído entre muita gente, e se alguém tem que ser aplaudido é o Caboclo, que vem superando até as expectativas da categoria — declarou.
O valor aproximado que a CBF repassará referente ao adiantamento das taxas dos árbitros chega a quase R$ 1 milhão.
— Muita gente conversou comigo, inclusive a Anaf, dizendo que apoiava a ideia. Quem foi que fez é indiferente. Isso é guerra de vaidade. A questão é o cara lá da ponta, que me mandou uma mensagem dizendo muito obrigado porque estava difícil comprar remédio para a família — acrescentou Gaciba.