E quando dezembro chegar? Esta é uma das perguntas que se fazem diariamente os dirigentes da dupla Gre-Nal. Afinal, com uma pandemia de coronavírus em curso no Brasil e no mundo, não há previsão de data para a retomada do calendário do futebol. E, por consequência, quando os campeonatos terminarão. Diante do inevitável aperto de datas, já está em análise a hipótese de o Brasileirão avançar 2021.
A Copa do Brasil e a Libertadores podem ter mesmo destino (o Mundial de Clubes, neste caso, também ocorreria só no ano que vem). Além de todo o planejamento para lidar com a queda de arrecadação, a Dupla terá de se antecipar uma preocupação: 13 contratos de jogadores se encerram ao final do ano — seis no Grêmio e sete no Inter.
Os nomes vão desde medalhões como D'Alessandro e Rodrigo Dourado, pelo lado vermelho, e Diego Souza e Thiago Neves, pelo azul, a apostas como Gustavo, o Gustagol, no Beira-Rio, e Orejuela, na Arena.
Se antecipando a este cenário, a Fifa já planeja a modificação de seu regulamento de transferências para evitar transtornos aos clubes ao redor do mundo. O projeto da entidade é modificar o artigo 18 do documento e prorrogar todos os contratos automaticamente "até a nova data de término da temporada".
As modificações, contudo, dependem de aprovação do Conselho da entidade, que é composto por 37 dirigentes de confederações continentais e comandado pelo presidente Gianni Infantino. Para o advogado especialista em direito desportivo, Marcelo Amoretty Souza, a iniciativa fortaleceria os clubes.
— A Fifa trata a pandemia realmente como um caso de força maior. Eles chegam a mencionar que, a última vez que os campeonatos pararam desta forma foi na Segunda Guerra Mundial — comenta Amoretty.
Caso o projeto não seja aprovado, os times de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet correm risco de perder nomes importantes na parte final das disputas. Pelo lado do Grêmio, seriam dois atuais titulares da equipe: Caio Henrique e Diego Souza.
O lateral-esquerdo, aliás, é o jogador que tem a situação mais complicada para permanência. Cedido pelo Atlético de Madrid após longa novela, exigirá outra negociação com os espanhóis para a prorrogação do empréstimo ou compra em definitivo. Até por isso, o clube seria beneficiado com a iniciativa da Fifa.
— Foi pensado dar 20 dias de férias agora aos atletas, ir até 23 de dezembro, parar 10 dias para as festas de fim de ano e até levar a definição dos campeonatos para mais um pouco de janeiro — comenta o presidente tricolor, Romildo Bolzan.
Renovação
No Inter, D'Alessandro e Musto têm sido utilizados em quase todas as partidas, fora Thiago Galhardo que ganhou espaço antes da paralisação. O lateral Saravia, recém-contratado por empréstimo junto ao Porto, também pode assumir a titularidade no segundo semestre.
Além disso, Rodrigo Dourado, quando se recuperar das artroscopias no joelho esquerdo e dos edemas ósseos no fêmur e na tíbia, poderá ocupar um lugar entre os 11 de Coudet. Segundo seu empresário, Gilmar Veloz, as conversas para renovação já estão em curso.
— Queremos renovar com todos, até porque contamos com todos até o final do ano. Dourado mais ainda. Representa muito para o clube e já estávamos conversando com o Veloz sobre isso. Vamos retomar na volta das atividades ou assim que for possível — explica o executivo de futebol Rodrigo Caetano.
Por enquanto, a realidade é a de férias coletivas até o dia 20. Sem disputar jogos desde 15 de março, quando o Tricolor venceu o São Luiz e o Colorado goleou o São José (ambos com portões fechados), a Dupla ainda irá reavaliar a situação da pandemia antes de retomar os treinos coletivos. Nenhum campeonato ainda tem prazo de volta.
OS PONTOS DA PROPOSTA DA FIFA
Em função da pandemia de coronavírus, a entidade propõe mudanças excepcionais no artigo 18 do regulamento de transferências.
- Quando um contrato estiver por expirar na data original do término na temporada, ele deve ser estendido até a nova data de término das disputas.
- Quando um contrato estiver por iniciar na data original de início da nova temporada, o seu início deve ser adiado até a nova data de início da nova temporada.
- No caso de temporadas sobrepostas, ao menos que as partes acordem o contrário, a prioridade será dada para o clube anterior completar a sua temporada com o seu plantel original, com o objetivo de assegurar a integridade da competição nacional.
CONTRATOS A SEREM RENOVADOS NO GRÊMIO
- Nome: Caio Henrique
Situação contratual: emprestado até dezembro
Direitos econômicos: Atlético de Madrid
No time: virou titular. A opção seria a volta de Cortez - Nome: Diego Souza
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Grêmio
No time: é titular absoluto no ataque - Nome: Julio César
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Grêmio
No time: virou a terceira opção para o gol após chegada de Vanderlei - Nome: Marcelo Oliveira
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Grêmio
No time: ainda se recupera de cirurgia no joelho, seria a quinta opção para a zaga - Nome: Orejuela
Situação contratual: emprestado até dezembro
Direitos econômicos: Cruzeiro
No time: é reserva de Victor Ferraz na lateral direita - Nome: Thiago Neves
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Grêmio
No time: é reserva, brigará pela titularidade com Jean Pyerre
CONTRATOS A SEREM RENOVADOS NO INTER
Nome: D'Alessandro
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Inter
No time: vinha atuando mais no ataque do que no meio. Sem ele, jogam Thiago Galhardo ou Marcos Guilherme.
Nome: Gustavo
Situação contratual: emprestado até dezembro
Direitos econômicos: Corinthians (30%)/Inter (15%)/Criciúma (35%)/Taboão da Serra (20%)
No time: recém-chegado, será reserva de Guerrero no ataque
Nome: Musto
Situação contratual: emprestado até dezembro
Direitos econômicos: Huesca-ESP
No time: homem de confiança de Coudet, é titular da primeira função do meio-campo
Nome: Rodrigo Dourado
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Inter
No time: em recuperação de artroscopias no joelho esquerdo e edemas ósseos no fêmur e na tíbia, não tem previsão de retorno
Nome: Rodrigo Lindoso
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Inter (50%)/Botafogo (50%)
No time: teve sequência como titular no início do ano, mas virou reserva nas últimas partidas
Nome: Saravia
Situação contratual: empréstimo até dezembro
Direitos econômicos: Porto-POR
No time: recém-chegado, brigará pela titularidade com Rodinei e Heitor
Nome: Thiago Galhardo
Situação contratual: vínculo definitivo até dezembro
Direitos econômicos: Inter (70%)/Ceará (30%)
No time: com bom desempenho na temporada, brigará pela titularidade no meio-campo na retomada do calendári