Três torcedores gremistas acusados de tentar matar outro torcedor durante briga após o último jogo do Grêmio em casa no Brasileirão de 2019 foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria. O trio se apresentou à Polícia Civil nesta quarta-feira (26), em Santa Maria. Eles, que são de Santa Maria, estavam foragidos desde o dia 11 de dezembro do ano passado, quando foi decretada a prisão preventiva por tentativa de homicídio.
O caso aconteceu na noite do dia 1º de dezembro, em um paradouro na BR-386, em Montenegro, no Vale do Caí, logo após a vitória do Tricolor por 3 a 0 sobre o São Paulo. A investigação apontou que Mauro Henrique Comoretto Marques, Edson Costa Alencar e Mateus Machado Martins espancaram outro torcedor quase até a morte por uma rixa entre duas torcidas organizadas do clube em Santa Maria. As agressões foram registradas por câmeras de segurança do local. A vítima, que estava desacordada após os chutes e socos, foi socorrida e não morreu.
O trio responde por tentativa de homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, por uso de meio cruel (espancamento) e por não dar chances de defesa à vítima. O processo criminal corre na Justiça de Montenegro.
Segundo o advogado de Marques e de Alencar, Wedner Lima, os acusados não se apresentaram antes por receio de ficarem recolhidos longe dos familiares. O defensor agora prepara estratégia para retirar os clientes da penitenciária.
— Amanhã (quinta-feira) pretendo já impetrar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o pedido de novo habeas corpus para os dois. Na semana que vem, devemos também entregar à Justiça de Montenegro a resposta da acusação à denúncia apresentada pelo MP — afirma Lima.
Já os advogados Gustavo Souza e Paraguaçu Junior, que defendem Martins, confirmaram que irão encaminhar na próxima semana a resposta da acusação, mas que, até o momento, não devem pedir a liberdade do cliente.
A investigação da Polícia Civil de Montenegro apontou que a briga foi motivada por uma rixa entre os torcedores, que fazem parte de duas torcidas organizadas distintas na cidade.