O goleiro Iker Casillas anunciou oficialmente em suas redes sociais, nesta segunda-feira (17), que irá ser candidato à presidência da Federação Espanhola de Futebol. As eleições ocorrem este ano, mas ainda não há data definida. Desta forma, o goleiro indiretamente anuncia sua aposentadoria de forma definitiva dos gramados após o final desta temporada.
Atualmente, o cargo é ocupado pelo também ex-jogador Luis Rubiales, que na década passada defendeu clubes de menor expressão na Espanha, como Xerez e Levante.
— Me apresentarei como candidato quando forem convocadas as eleições. Juntos vamos colocar nossa Federação na altura do melhor futebol do mundo: o da Espanha. Estamos trabalhando com o máximo de respeito e mais de 23 mil eleitores nos esperam em uma eleição justa e transparente — declarou o ex-goleiro.
Aos 38 anos, Casillas tem em seu currículo os maiores títulos da seleção espanhola, tendo conquistado a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2012. Além disso, foi multicampeão ao longo dos quase 20 anos que vestiu a camisa do Real Madrid.
Casillas não atua profissionalmente desde maio do ano passado, quando sofreu um infarto durante um treinamento no Porto. Depois disso, inclusive, assumiu um cargo de dirigente no clube português, sem nunca ter anunciado se voltaria aos gramados.
— Já informei esta decisão ao presidente do clube, do Porto, a quem só posso expressar meu mais profundo agradecimento — disse ele.