A Fifa comunicou que a reunião do seu conselho marcada para o próximo mês, em Assunção, no Paraguai, será substituída por uma videoconferência em Zurique, na sede da entidade em Zurique, em 20 de março.
O encontro foi cancelado a pedido de vários membros asiáticos do conselho, que levantaram preocupações sobre sua capacidade de viajar para a reunião devido à epidemia de coronavírus. O cancelamento também ocorre em um clima contínuo de tensão entre a Fifa e e a Conmebol, presidida pelo paraguaio Alejandro Dominguez, também vice-presidente do órgão.
Na semana passada, se reuniram na Suíça os conselhos da Uefa e da Conmebol, duas das confederações que reclamam da falta de transparência do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e sua intervenção em relação aos clubes. Esta reunião teve como objetivo, principalmente, discutir o futuro das competições.
A Uefa criticou o plano de Infantino, de organizar um Mundial de Clubes com 24 equipes em 2021 na China. Os europeus são contrários à ideia. A Conmebol, por sua parte, está descontente com Infantino que iniciou conversas diretamente com os clubes sul-americanos sobre sua participação no torneio.
Uma nova reunião do Conselho da Fifa está prevista para ser realizada, Adis Abeba, na Etiópia, no início de junho. Logo depois terá início o 70º Congresso da entidade.