Depois de um bom começo de temporada, com cinco pódios, todos nas categorias masculinas, no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, na semana passada, o judô brasileiro voltou a subir no pódio em competições do circuito internacional.
Neste final, as equipes masculina e feminina estiveram em ação nas disputas dos Abertos de Odivelas, em Portugal, e de Sofia, na Bulgária. Em terras portuguesas, as mulheres obtiveram um bronze, com Larissa Pimenta (52kg) e um ouro com Beatriz Souza, na categoria pesado (+78 kg).
O ouro da judoca do Pinheiros-SP veio neste domingo (2), com vitórias sobre a russa Evgeniia Kondrashova, nas oitavas-de-final, por ippon, e a francesa Stessie Bastareaud, nas quartas de final, a sétima colocado do ranking mundial derrotou a polonesa Ana Zaleczna, em novo ippon, nas semifinal. E o título veio também pela via rápida, em final disputada contra a japonesa Maya Akiba. A vitória valeu a brasileira mais 100 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF) e a manteve na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em Sofia, onde esteve a seleção masculina, Phelipe Pelim e Allan Kuwabara foram ao pódio na categoria até 60 kg. Em sua primeira competição na temporada, Pelim garantiu a medalha de ouro, enquanto Kuwabara ficou com o bronze.
A próxima competição será uma das tradicionais de todo o circuito, o Grand Slam de Paris, que acontece no próximo final de semana, na capital francesa.