![Lucas Figueiredo / MoWA Press Lucas Figueiredo / MoWA Press](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25455680.jpg?w=700)
Uma das frases prontas do futebol diz que o "se" não existe. Mas, digamos que ele existisse e, a partir disso, abrimos um precedente para imaginar uma realidade paralela. Em uma delas, GaúchaZH resolveu projetar o que aconteceria se existisse uma seleção gaúcha de futebol a partir de 2020 e, mais do que isso, disputasse as Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.
Para formar um time, levou-se em consideração apenas jogadores nascidos no Rio Grande do Sul. É importante frisar isso porque muitos jogadores revelados pela dupla Gre-Nal são naturais de outros Estados, como Arthur (goiano), Fred (mineiro) e Everton (cearense). Além disso, outros que sequer brilharam por equipes gaúchas poderiam aparecer nesta eventual convocação.
Para o gol, por exemplo, o treinador não teria problemas. Titular da Seleção Brasileira e eleito o melhor da posição na última temporada, Alisson (natural de Novo Hamburgo) seria um dos principais nomes na lista. O veranense Cássio, do Corinthians, que também já apareceu nas listas de Tite, poderia aparecer tranquilamente. A dúvida estaria quanto ao terceiro goleiro. Se o ex-gremista Marcelo Grohe, de Campo Bom, não tivesse condições de jogo, o itaquiense Jandrei, ex-Chapecoense e hoje no Genoa, poderiam disputar a última vaga.
Para as laterais, o pelotense William e o caxiense Alex Telles seriam donos de suas posições. A questão é quais os outros atletas que poderiam ser chamados. Sem nenhum grande destaque nos últimos tempos, o jeito seria recorrer a revelações do Grêmio dos últimos anos, como o porto-alegrense Tinga, do Fortaleza, e Marcelo Hermes, natural de Sarandi e que defendeu o Goiás na última temporada.
O maior problema talvez seja a montagem da defesa, já que os principais zagueiros de Grêmio e Inter não são gaúchos. Desta forma, o futebol espanhol poderia contribuir para a formação da dupla de zaga: o alegretense Sidnei, atualmente no Bétis, e o lajeadense Rodrigo Ely, que atua no Alavés. Para a reserva, o cruzaltense Iago Maidana, do Atlético-MG, e o porto-alegrense Léo Ortiz, do Bragantino, seriam alternativas.
Para o meio-campo, volantes não faltam. No entanto, o pelotense Rodrigo Dourado seria um desfalque certo, já que não consegue voltar a atuar desde que passou por cirurgia no joelho. Edenilson, de Porto Alegre, e os ex-gremistas Ramiro, de Gramado, Jailson, de Caçapava, e Fernando, de Erechim, brigariam pela titularidade. Para o setor de criação, Jean Pyerre, de Alvorada, reinaria absoluto, com Marquinhos Gabriel, natural de Selbach, sendo uma opção no banco.
Por fim, no ataque, o sapucaiense Douglas Costa, atualmente na Juventus, poderia ser a grande estrela da equipe. Ao seu lado, teria os ex-colorados Taison e Luiz Adriano, nascidos em Pelotas e Porto Alegre, respectivamente. Ainda, o garoto Tetê, de Alvorada, seria uma aposta para um futuro próximo. O erechinhense Rafael Sobis e o ex-palmeirense Roger Guedes, natural de Ibirubá e que joga no futebol chinês, fechariam a lista.
Com esta convocação, um provável time poderia ser formado por: Alisson; William, Sidnei, Rodrigo Ely e Alex Telles; Jailson e Edenilson; Douglas Costa, Jean Pyerre e Taison; Luiz Adriano. Convenhamos, a missão de classificar para a Copa do Catar, em 2022, seria bem difícil, já que Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia têm jogadores de mais renome. No máximo, a chance seria buscar uma vaga na repescagem contra um adversário que será definido em sorteio e pode ser da Oceania, da Ásia ou uma equipe da Concacaf (América do Norte ou Central).
Confira os possíveis convocados para uma seleção gaúcha:
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Cássio (Corinthians)
Jandrei (Genoa-ITA)
Laterais
William (Wolfsburg-ALE)
Alex Telles (Porto-POR)
Tinga (Fortaleza)
Marcelo Hermes (Goiás)
Zagueiros
Sidnei (Bétis-ESP)
Rodrigo Ely (Alavés-ESP)
Iago Maidana (Atlético-MG)
Léo Ortiz (Bragantino)
Volantes
Jailson (Fenerbahçe-TUR)
Edenilson (Inter)
Fernando (Beijing Guoan-CHI)
Ramiro (Corinthians)
Meias
Jean Pyerre (Grêmio)
Marquinhos Gabriel (Cruzeiro)
Atacantes
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Luiz Adriano (Palmeiras)
Roger Guedes (Shandong Luneng-CHI)
Rafael Sobis (Sem clube)
Tetê (Shakhtar Donetsk-UCR)
Por que fizemos esta matéria?
Entrando no clima da virada para 2020, GaúchaZH resolveu brincar com o improvável. Sempre admitindo que o "se" não existe no futebol, ou na vida, exercitamos a imaginação para relembrar momentos históricos do futebol neste século. São 10 episódios, logicamente não verdadeiros, que retratam os fatos com um desfecho diferente. A lista envolve principalmente a dupla Gre-Nal.
Quais os cuidados que tomamos para sermos justos?
No tratamento a Grêmio e Inter, tomamos o cuidado para sermos igualitários. São oito acontecimentos ocorridos desde o ano 2000 com os dois clubes, divididos em dois grupos, quatro relembrando momentos dos colorados e quatro dos gremistas. As abordagens sempre buscam referências em fatores que realmente poderiam ter mudado a realidade.