A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado. O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS ATACANTES QUE PODERIAM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Facundo Pellistri (Peñarol)
Foi promovido ao time principal do Peñarol neste ano, tem 18 anos.
Juan Ignacio Ramírez (Liverpool-URU)
Com 22 anos, é um centroavante de área, forte e com bom poder de arremate. Estava no time do Liverpool vice da Libertadores sub-20 em 2016. Esteve na celeste sub-18 e sub-20 e disputou o Pan-Americano de Lima.
Pedro (Fiorentina-ITA)
Revelado pelo Fluminense, foi para a Itália com status de grande contratação. Mas tem tido dificuldades de atuar na Europa. Uma volta ao Brasil não pode ser descartada.
Gabriel Fernández (Celta de Vigo-ESP)
Desembarcou em Porto Alegre em janeiro de 2017 como reforço do Grêmio para a Libertadores. No entanto, foi reprovado nos exames médicos e não assinou contrato. Atua no futebol espanhol.
Facundo Ferreyra (Espanyol-ESP)
Pertence ao Benfica, mas está emprestado ao Espanyol. Tem experiência na Europa e 28 anos de idade.
Keno (Al-Jazira-EAU)
Foi alvo do interesse da dupla Gre-Nal. Seu melhor momento foi em 2016, pelo Santa Cruz, quando o bom rendimento lhe rendeu uma negociação com o Palmeiras. Está no mundo árabe.
Gustagol (Corinthians)
Revelado pelo Criciúma, foi destaque do Fortaleza em 2018 e teve um início promissor em 2019 pelo Corinthians. Porém, terminou a temporada na reserva.
Cecilio Dominguez (Independiente-ARG)
O atacante paraguaio foi alvo do Grêmio em dezembro de 2016, quando destacou-se pelo Cerro Porteño-PAR. Defende hoje o Independiente-ARG.
Nicolas Blandi (San Lorenzo-ARG)
Típico centroavante de área, Blandi é um bom reforço para quem busca um homem gol. Finalizador, ele tem pouca participação na criação das jogadas.
Milton Caraglio (Cruz Azul-MEX)
Outro típico centroavante argentino de área, se destaca pelo jogo físico e pela força na bola área. Deixa a desejar na parte técnica.
Enrique Triverio (Querétaro-MEX)
Tem longa passagem pelo futebol mexicano. Experiente, já marcou gol no Grêmio na Libertadores de 2016.
Hector Villalba (Atlanta United-EUA)
Formado no San Lorenzo, mostrou seu potencial na América Central.
Adrian Ramos (Granada-ESP)
O colombiano foi importante no acesso do Granada, mas atualmente perdeu espaço no time espanhol. Tem jogado pouco em La Liga. Tem contrato até o final de 2019 e valor de mercado de 1 milhão de euros.
Lautaro Acosta (Lanús-ARG)
Se destaca pela velocidade e agressividade pelo lado do campo. É um atacante driblador que nos últimos anos incorporou a capacidade de organização ao seu jogo.
Nicolás Schiappacasse (Famalicão-POR)
Surgiu muito bem no River Plate do Uruguai. Pertence ao Atlético de Madrid, mas está cedido ao Famalicão, de Portugal. Ainda assim, pouco tem atuado. Está emprestado até o meio do ano de 2020.
Pablo Piatti (Espanyol-ESP)
Experiente, o jogador tem recebido cada vez menos chances no Espanyol. Tem contrato até o meio de 2020.
Sergio Córdova (Augsburg-ALE)
Com 22 anos, o venezuelano tem sido pouco utilizado no futebol alemão.
Michael (Goiás)
Aos 22 anos, foi eleito a revelação do Brasileirão 2019 atuando pelo Goiás. Destaca-se pela velocidade.
Gonzalo Plata (Sporting-POR)
Equatoriano de 19 anos, o atacante tem jogado pouco em Portugal.
Federico Martinez (Liverpool-URU)
Tem 23 anos e joga pelos lados do ataque. A velocidade é seu maior trunfo. É ambidestro, embora tenha no pé direito o preferencial. Pode jogar pelos dois lados e também como falso 9. No começo deste ano, esteve nos planos do Botafogo.