A brasileira Beatriz Ferreira está na final da categoria leve (60 kg) do Campeonato Mundial de Boxe feminino, que está sendo realizado em Ulan-Ude, na Rússia. Neste sábado (12), a baiana de 26 anos derrotou a norte-americana Rashida Ellis, na semifinal, por 4 a 1, após três rounds.
Bia levou a melhor na avaliação dos árbitros. Três deram vitória da campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima, por 29 a 28 e outro por 30 a 27. Apenas um avaliou que Ellis foi melhor e deu 29 a 28 para a boxeadora dos Estados Unidos.
Nascida em Salvador, Beatriz Ferreira fez parte do projeto Vivência Olímpica, em que 20 revelações de diversas modalidades conviveram com os atletas olímpicos brasileiros durante os Jogos Rio 2016. A partir do ano seguinte, disputou 25 competições e com a final do Mundial já garantiu sua 24ª medalha. Este ano, tornou-se a primeira boxeadora brasileira a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Se vencer o Mundial irá igualar o feito de Roseli Feitosa, campeã do meio-pesado (81 kg) em 2010.
A rival da brasileira na final será a chinesa Wang Cong, que eliminou a finlandesa Mira Potkonen. A luta está programada para às 5h (de Brasília) deste domingo (13) e pode ser acompanhada na página da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA).