Alisson e outros 29 jogadores são os finalistas do prêmio Bola de Ouro, realizado anualmente pela revista France Football. As listas de indicados foram divulgadas nesta segunda-feira (21) pelo twitter da revista France Football. Além do prêmio principal masculino e feminino, premiarão as categorias de goleiro e jogador até 21 anos de idade. Vencedores receberão prêmios no dia 2 de dezembro.
Os brasileiros na lista do prêmio masculino são o goleiro Alisson e o atacante Roberto Firmino, ambos do Liverpool, e o zagueiro Marquinhos, do PSG. Na categoria até 21 anos, Vinícius Júnior, do Real Madrid, é o representante do Brasil.
A norte-americana Megan Rapinoe, estrela da Copa do Mundo deste ano, entra como grande favorita para o prêmio individual na categoria feminina. A atleta de 34 anos, que joga em Seattle, ganhou a Chuteira de Ouro por ser a artilheira da competição e também recebeu o prêmio de melhor jogadora do torneio.
Marta, eleita seis vezes melhor do mundo pela Fifa, também concorre ao prêmio. No ano passado, Ada Hegerberg conquistou a primeira Bola de Ouro feminina da história.
Na categoria masculina há um grande suspense: no ano passado a ótima campanha da Croácia na Copa do Mundo abriu as portas para Luka Modric conquistar o troféu, que quebrou dez anos de hegemonia dividida entre o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo (5 troféus cada um). Messi e Ronaldo também estão entre os 30 indicados, e o capitão do Barcelona pode alimentar esperanças, já que em setembro — assim como Rapinoe — conquistou o prêmio Fifa The Best.
Um dos grandes aspirantes nesta temporada é Virgil Van Dijk, superado no último momento por Messi em setembro. A excepcional temporada passada do Liverpool se deu graças, em grande medida, ao zagueiro holandês. E com um grande início de temporada dos 'Reds' (invictos após nove partidas) suas chances não diminuíram.
Serão também entregues outros prêmios como o troféu Kopa, para o melhor jogador com menos de 21 anos e o troféu Yashin, para o melhor goleiro. O craque francês Kylian Mbappé, do PSG, vencedor do primeiro Kopa no ano passado, poderá repetir a dose em 2019, assim como também têm chances de faturar a Bola de Ouro. Entre os goleiros, o troféu Yashin poderá ficar com o brasileiro do Liverpool, Alisson Becker, ou com o alemão do Barcelona, Marc-André Ter Stegen.