O atletismo brasileiro começou a quarta-feira (7) com o pé direito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na primeira final do dia, Paulo André Oliveira e Vitória Rosa subiram ao pódio nos 100m rasos. No masculino, o atleta de 21 anos levou a prata. Já no feminino, a atleta de 23 anos ficou com o bronze.
Paulo teve uma boa largada e conseguiu completar a prova em 10s16 para recolocar o país no pódio da prova mais nobre do atletismo pela primeira vez desde 1999. O ouro ficou com o favorito americano Mike Rodgers (10s09), e o bronze foi para Cejhae Greene, de Antígua e Barbuda (10s23). Rodrigo Nascimento, o outro brasileiro na disputa, ficou na quarta posição, com 10s27
— Estou feliz, mas não satisfeito. Vim para sair com o título. Miro sempre o lugar mais alto. É meu primeiro Pan. Sou novo. Tenho alguns Pans pela frente. Estou aprendendo, porque foi uma grande prova. Tenho de respeitar o americano também, que é um grande velocista. Queria muito o título, mas estou contente com a medalha — disse Paulo André após a prova.
Já Vitória Rosa ignorou as probabilidades. Foi à final com o sétimo melhor tempo, concorreu com seis atletas que já correram a prova em menos de 11 segundos e arrancou o bronze no Pan de Lima.
Com 11s30, a jovem não teve chance diante da jamaicana Elaine Thompson, atual campeã olímpica dos 100m, que faturou o ouro com 11s18. A prata ficou com a trinitina Michelle-Lee Ahye, 11s27.
— Já competi com a Elaine em outras competições na Europa. Hoje ela não me intimida mais. Fui para cima dela. É bom quando há competidoras fortes. Estou muito feliz com esse bronze — disse Vitória após a prova.