A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Nesta quarta-feira (7), o Brasil venceu Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais 25/16, 25/16 e 25/15, em 1h30min de jogo. Brasileiras e porto-riquenhas estão no Grupo B da competição, ao lado da Argentina e dos Estados Unidos.
O Brasil voltará à quadras às 15h (no horário de Brasília) desta quinta-feira (8) contra a Argentina. O SporTV 2 e a Rede Record transmitem ao vivo.
O Grupo A é formado por Peru, República Dominicana, Canadá e Colômbia. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das respectivas chaves e as duas melhores de cada grupo se classificam às semifinais da competição. Em Toronto 2015, a seleção feminina ficou com a medalha de prata.
A oposta Lorenne foi a maior pontuadora do confronto contra Porto Rico, com 13 pontos. A ponteira Lana, com nove acertos, também se destacou na partida. Pelo lado rival, a oposta Prieto fez nove pontos. Atuações destacadas pelo técnico José Roberto Guimarães.
— O time se comportou bem. Estava preocupado porque Porto Rico está vindo de um Pré-Olímpico forte, mas acredito que conseguimos quebrar o passe delas com o nosso saque. O sistema defensivo também funcionou e fomos eficientes na relação entre o bloqueio e a defesa e nos contra-ataques. Cometemos poucos erros do início ao fim do jogo. Estou feliz com a nossa apresentação — afirmou José Roberto Guimarães.
A equipe brasileira é formada pelas levantadoras Macris e Juma, as opostas Lorenne e Paula Borgo, as centrais Mara, Mayany e Lara, as ponteiras Tainara, Júlia Bergmann, Lana e Maíra e a líbero Natinha. A seleção feminina tem no comando o tricampeão olímpico José Roberto Guimarães.